Kaká marcou um golaço no seu jogo 300 pelo Milan (AP Photo/Antonio Calanni)

Kaká marcou um golaço no seu jogo 300 pelo Milan

A defesa do Chievo colaborou, o Milan teve uma boa atuação e o que se viu neste sábado em San Siro foi uma vitória bastante tranquila por 3 a 0 do time da casa, com direito a gols de Balotelli e dois de Kaká. O segundo gol foi uma pintura, com um chute que é sua característica: colocado, no alto, com a bola entrando no ângulo. E logo no seu jogo de número 300 pelo clube, uma data que foi celebrada pelo jogador e pela torcida.

É verdade que o nível de dificuldade da partida não foi muito alto. O Chievo é um dos piores times da Serie A nesta temporada. O time é o 16º na tabela, com 27 pontos. O Milan, por sua vez, sobe para 42 pontos, provisoriamente em oitavo lugar, provavelmente ficará algumas posições abaixo depois da rodada ser completada neste domingo. O Milan, neste momento, só pode brigar por vaga na Liga Europa. E ainda assim, é difícil.

O que valeu mesmo desse jogo foi ver o posicionamento de Kaká, jogando pelo meio, não pelo lado esquerdo, como vinha atuando. Quem jogou por ali foi Taarabt, que fez outra boa partida. Pela esquerda, Honda foi o escolhido. Balotelli comandou o ataque. A formação funcionou bem ofensivamente. O time teve boa troca de passes e Taarabt dá muita velocidade ao time. Honda tem um bom passe e deixou isso evidente no passe que fez para Kaká marcar seu primeiro gol na partida.

Kaká é um jogador importante, especialmente em um time onde faltam referências. Sem Montolivo em campo, Kaká foi o capitão e comanda bem o time, sabe causar problemas à defesa adversária, muitas vezes chegando como um segundo atacante. O segundo gol merece replay várias vezes.

O Milan precisará renovar seu elenco na próxima temporada. Mas por atuações como a deste sábado, deverá contar com Kaká para dar experiência ao time. Afinal, com 31 anos, ele ainda parece ser um jogador com capacidade física e técnica de acrescentar bastante.

Com seus 300 jogos, Kaká se iguala a Filippo Inzaghi em número de partidas pelo clube, ambos em 30º lugar entre os que mais vestiram a camisa rossonera. Sim, porque o Milan tem muitos jogadores que ficaram longos períodos no clube, como Seedorf, atual técnico, que é o oitavo na lista, com 432 jogos. O recordista é fácil de adivinhar: Paolo Maldini, com 902 jogos. Entre os jogadores do atual elenco, só o goleiro Christian Abbiati tem mais jogos que Kaká, com 354.

Se Kaká não está entre os que mais vestiram a camisa do clube, está entre os que mais marcaram gols. Kaká é o nono jogador que mais balançou as redes, com 104 gols. Está a dois do oitavo colocado, Giuseppe Santagosino, que tem 106. O sétimo, Marco van Basten, está mais distante, com 124.

Veja os dois gols de Kaká no jogo: