O Fenerbahçe conquistou uma vitória contundente nesta quarta-feira para se garantir na última fase qualificatória da Liga dos Campeões 2012/13. Comandados pelo recém-contratado Dirk Kuyt, os Sari Kanaryalar anotaram 4 a 1 sobre o Vaslui na Romênia. O próximo adversário dos turcos será definido em sorteio marcado para o próximo sábado.

Depois de ter empatado em Istambul por 1 a 1, o Fener abriu o marcador com Caner Erkin, mas Marius Niculae igualou logo em seguida. A classificação foi sacramentada nos vinte minutos finais, quando Kuyt completou passe da direita para estufar as redes. Cinco minutos depois, foi a vez de Alex fazer cruzamento na medida para o holandês marcar. E, nos acréscimos, Moussa Sow fechou a conta.

Assim como tinha sido nos jogos de ida, o Anderlecht aplicou a maior goleada da rodada. Os Mauves não economizaram forças contra o Ekranas, batendo os lituanos por 6 a 0 e acumulando 11 a 0 no placar agregado. Oleksandr Iakovenko, com um gol e duas assistências, comandou o massacre. Já o brasileiro Fernando Canesin fechou o placar.

Na partida mais disputada da noite, o Kobenhavn protagonizou uma virada marcante sobre o Club Brugge. Depois de empate por 0 a 0 em Copenhagen, os dinamarqueses estiveram duas vezes atrás no placar, mas buscaram o triunfo por 3 a 2. O gol da vitória foi marcado já nos acréscimos finais, pelo brasileiro César Santin.

Buscando mais uma boa campanha na LC, o Basel avançou, mesmo empatando em casa com o Molde por 1 a 1. Os noruegueses abriram o placar, com Jo Berget, enquanto David Degen fez o tento da classificação. O Celtic, por sua vez, também se garantiu ao bater o HJK por 2 a 0, mesmo jogando na Finlândia. Joseph Ledley e Georgios Samaras balançaram as redes para os Bhoys. Já os vizinhos do Motherwell se deram mal, depois de serem derrotados pelo Panathinaikos por 3 a 0, com gols de Lazaros Christodoulopoulos, Charalampos Mavrias e Ibrahim Sissoko.

A decepção ficou por conta do Partizan Belgrado, que perdeu novamente para o AEL Limassol, mesmo atuando em casa. Os cipriotas ainda permaneceram 60 minutos com dez jogadores, após a expulsão do atacante Monteiro. Principal surpresa das fases anteriores, o Dudelange perdeu novamente para o Maribor e está fora. O azarão na última fase será o Kiryat Shmona, campeão inédito em Israel na última temporada, que eliminou o Neftçi Baku.

Confira os jogos de volta da terceira fase preliminar da Liga dos Campeões:

Terça-feira, 07/ago
Feyenoord-HOL 0×1 Dynamo Kiev-UCR*
Debrecen-HUN 0×2 BATE-BIE*

Quarta-feira, 08/ago
Dudelange-LUX 0×1 Maribor-ESL*
Slovan Liberec-TCH 1×2 Cluj-ROM*
Ekranas-LIT 0×6 Anderlecht-BEL*
Helsingborg-SUE* 3×1 Slask Wroclaw-POL
Dinamo Zagreb-CRO* 3×0 Sheriff Tiraspol-MOL
HJK-FIN 0×2 Celtic-ESC*
Basel-SUI* 1×1 Molde-NOR
Neftchi Baku-AZE 2×2 Kiryat Shmona-ISR*
Partizan-SER 0×1 AEL Limassol-CHP*
Vaslui-ROM 1×4 Fenerbahçe-TUR*
Panathinaikos-GRE* 3×0 Motherwell-ESC
Club Brugge-BEL 2×3 Kobenhavn-DIN*

*Equipes classificadas para os playoffs