A longa carreira de Mauro Camoranesi está com os dias contados. O ítalo-argentino avisou que, após o Torneo Final, que disputa pelo Racing, encerrará sua trajetória como jogador. O experiente meio-campista sofreu com lesões no último ano, acabou de fora da pré-temporada do time de Avellaneda e, frustrado, decidiu que essa será sua última temporada nos gramados.

A carreira de Camoranesi ficou marcada principalmente por seus anos na Juventus. Na Velha Senhora, ficou entre 2002 e 2010, tendo permanecido em Turim mesmo após aquela debandada geral consequente do rebaixamento por escândalo de apostas, que custou à equipe dois títulos da Serie A. Além de todos os anos de prestação de serviços ao clube, certamente isso o colocou ainda mais no coração bianconero.

Em setembro de 2006, logo após uma boa atuação do jogador contra o Crotone, já na segundona italiana, Camoranesi teve que responder a perguntas sobre uma possível saída. O agente dele à época tentava levá-lo a outras equipes, como Liverpool, Lyon e Valencia. Chamando a responsabilidade para si, respondeu: “Em janeiro não vou pedir para ser vendido, estou feliz aqui”. A partir disso, não houve mais dúvidas sobre sua permanência, que se estendeu por mais quase quatro anos.

Ao revelar o fim de sua carreira, Camoranesi pareceu bastante consciente sobre suas condições físicas e, para ele, se não há conjuntura boa o suficiente para que continue em um nível pelo menos satisfatório, não há por que seguir. “Em junho vou me aposentar do futebol. Foi muito frustrante não poder treinar. Gosto de competir, não de ficar em cima de uma maca”, revelou à Fox Sports argentina.

Camoranesi alcançou seu ápice durante a passagem pela Juventus, em período em que também se consagrou campeão do mundo pela Itália. Mas, além dos títulos e vitórias pelos bianconeri, outra imagem certamente ficará marcada na mente daqueles que viram-no jogar: o corte de cabelo em plena Copa do Mundo. Empolgado, aguerrido e esforçado. Essa é a memória que ficará do atleta em campo.

Reveja todos os 32 gols de Mauro Camoranesi com a camisa da Juventus