Cristiano Ronaldo e Arda Turan: frente a frente em Lisboa (Fotos: AP)

Liga dos Campeões: o direito de entrar para a história está em jogo no maior dérbi de Madri

No próximo sábado, pela primeira vez na história, dois clubes da mesma cidade vão decidir a principal competições de clubes da Europa. Com trajetórias diferentes e estilos distintos, Atlético de Madrid e Real Madrid superaram todos os clubes da Liga dos Campeões e se encontram no Estádio da Luz, em Lisboa, para o maior dérbi da história da capital espanhola.

Leia mais: Pela primeira vez, um dérbi municipal na decisão da Champions

O Real Madrid exorcizou o trauma das oitavas de final com José Mourinho, mas conseguiu alcançar a decisão apenas com Carlo Ancelotti. Colocou o Bayern de Munique de Pep Guardiola no bolso nas semifinais a caminho da decisão e agora tenta enxotar outro fantasma. Está a apenas uma vitória da tão sonhada décima conquista europeia. Uma obsessão pelos lados do Santiago Bernabéu. Tem o melhor jogador do mundo e um ataque fenomenal.

Passou pelos alemães na base do contra-ataque, mas não vai conseguir repetir a tática. São os soldados de Diego Simeone, os 300 homens de Arda “Leônidas” Turan, os especialistas no contragolpe. E querem superar os seus próprios traumas. Na única final de Liga dos Campeões a que chegou, o Atlético de Madrid esteve a seis minutos do título. Mas o gol de Luis Aragonés, nos acréscimos da edição de 1974, foi anulado nos últimos segundos por outro de Hans-Georg Schwarzenbeck. No replay, o Bayern de Munique foi campeão.

>>>> Eis uma sugestão para torcedores do Atlético e do Real comemorarem a final madrilena

Esse confronto entre um elenco milionário e outro muito mais humilde, entre a técnica e a raça, entre um treinador experiente, multicampeão, e outro que começa dar os seus primeiros passos em direção ao grupo dos melhores do mundo será o tema da semana aqui na Trivela. Tudo que você precisa saber sobre a decisão do torneio que mais movimenta dinheiro e craques no mundo do futebol de clubes.

Segunda-feira: Quem é quem no Atlético de Madrid? E quem é quem no Real Madrid?

Todo roteiro que se preza começa com a apresentação dos personagens. Quem são os protagonistas e os coadjuvantes de Atlético de Madrid e Real Madrid?

Terça-feira: Os maiores confrontos da história

Hora de mergulhar um pouco na poeira dos livros antigos. O dérbi do próximo sábado será o maior da história dos dois clubes, mas quais foram os outros grandes confrontos que Atlético de Madrid e Real Madrid protagonizaram?

Quarta-feira: Você escreve a história

Se você se divertiu com nosso jogo da final da Liga dos Campeões no ano passado, não deixe de brincar novamente. Um jogo de futebol começa com o potencial de inúmeros finais, e neste RPG, o destino de Atlético de Madrid e Real Madrid depende apenas das suas decisões.

Quinta-feira: Histórias cruzadas

Apesar da rivalidade, dois clubes da mesma cidade têm muitas coisas em comum. Vamos contar as relações entre Atlético e Real. Os momentos em que as trajetórias de ambos se cruzam: ligações políticas, ídolos compartilhados, as realidades econômicas, torcidas, etc.

Sexta-feira: O vice 1974 e La décima

O objetivo principal dos dois clubes, a partir do primeiro passo no gramado, será o título da Liga dos Campeões, mas ambos têm uma aspiração secundária por trás. O Real Madrid precisa de uma vez por todas acabar com essa história de conquistar a Europa pela décima vez, e o Atlético de Madrid quer superar o trauma de ter ficado tão próximo da sua maior glória em 1974 e tê-la visto escapar por entre os seus dedos. Perdeu muita força no futebol espanhol a partir dessa tragédia.

Você também pode se interessar por:

>>> Galeria: Veja como a final da Liga dos Campeões dominou Lisboa

>>> Faturamento da final da Champions ajuda Lisboa a superar crise econômica

>>>> Os guerreiros do Atlético suaram sangue para superar a última batalha e se sagrarem campeões

>>>> Simeone, o comandante de uma revolução inesperada

>>>> A rodada final da Liga serviu para o Real definir seu volante titular na decisão da Champions