Depois do sorteio da Liga dos Campeões, a Liga Europa também definiu os jogos das quartas de final. Nenhum dos confrontos é exatamente estelar, nem envolve uma rivalidade local, casos que aconteceram nas oitavas de final. Mas são jogos que vale ficar de olho, especialmente projetando como podem ser as semifinais. Os jogos de ida serão no dia 3 de abril, e os de volta no dia 10. Veja cada um dos jogos, lembrando que o time à esquerda começa jogando em casa:

Porto x Sevilla

O Porto desenvolveu um espírito copeiro nas competições europeias desde que ganhou a sua primeira Copa dos Campeões (sim, quando ainda tinha esse nome) em 1987. Ganhou a Copa da Uefa/Liga Europa em 2003 e 2011, além de chegar com frequência ao mata-mata da Liga dos Campeões e ter levantado a maior taça do continente em 2004. Contra o Napoli, mostrou esse espírito copeiro, não deu chances a um time que, em tese, era até melhor que o seu e levou a vaga com a tranquilidade de quem conhece bem o caminho. Ricardo Quaresma, que falhou em tantos lugares diferentes, voltou a ser destaque e, contra o Napoli, foi decisivo.

O Sevilla, por sua vez, parece ter chegado ao seu limite. Mesmo assim, é bom ficar de olho em nomes como Rakitic, croata que vem fazendo ótimos jogos. Outro destaque é Marko Marin, alemão emprestado pelo Chelsea, que também tem chamado a atenção. O atacante francês Kevin Gameiro também tem feito bom papel pelo clube espanhol. Eles terão que jogar muito bem para superar o favoritismo do Porto.

AZ x Benfica

O Benfica, claro, é o grande favorito para o duelo. Tem tradição, tem camisa e história em competições europeias. Além disso, vem em uma boa temporada em Portugal, liderando o campeonato nacional. O brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo tem se destacado, mas vale destacar também o poder de fogo de Óscar Cardozo. O destaque do AZ é Aron Jóhannsson, que já marcou 25 gols em 43 jogos na temporada. É o grande artilheiro do time. Se der a lógica, os portugueses avançam.

Lyon x Juventus

A Juventus é o grande time da Liga Europa, e que todos esperavam que estivesse no outro sorteio, no mata-mata da Liga dos Campeões. Não aconteceu, mas o time pode levar a taça da Liga Europa jogando em casa. Pirlo, Vidal (que estará suspenso no primeiro jogo), Pogba, Tevez e Llorente são alguns dos muitos bons jogadores do elenco bianconero.

O Lyon, porém, não será um adversário à altura. Em crise, os franceses atualmente estão em um nível muito abaixo do adversário. Basta lembrar que os lioneses caíram na fase prévia da Liga dos Campeões e só aí foram para a Liga Europa. Destaque para Lacazette, camisa 10 e bom valor ofensivo do time.

Basel x Valencia

É o confronto que menos atrai, mas deve ser um confronto interessante. O Basel é um time que consegue aproveitar bem os valores do futebol suíço, revelando alguns talentos – lembram de Xhaka e Shaqiri? – e tendo em alguns veteranos a sua base, como Streller, o capitão e artilheiro. Valentin Stocker e Fabian Frei também devem ser olhados de perto.

O Valencia não é o time que na virada do século chegava longe no mata-mata da Liga dos Campeões e que chegou até a ser campeão espanhol, mas é uma equipe relativamente acostumada com essas competições. Paco Alcácer tem sido o artilheiro  do time, mas o brasileiro Jonas também merece atenção. Vale também olhar para Sofiane Feghouli, meio-campista argelino. Os espanhóis entram como favoritos, mas deve ser um confronto equilibrado.