O atacante Fernando Llorente avisou o Athletic Bilbao que não irá renovar o seu contrato, que acaba em junho de 2013. Com isso, aumenta a possibilidade do clube aceitar uma proposta pelo jogador, desde que atenda aos interesses do time – que costuma vender caro seus jogadores.

O jogador é especulado em diversos clubes europeus e, aos 27 anos, tem uma cláusula de rescisão de € 36 milhões. Juventus e Tottenham foram alguns dos clubes que especularam o atacante, além do Barcelona. Se o Athletic Bilbao não quiser vender o atacante na atual janela, pode ver o jogador assinar contrato com outro clube a partir de janeiro e deixar o clube após junho de 2013 sem que os bascos recebam nada.

“Ele nos disse que não quer renovar, mas não por motivos econômicos. Nós não começamos a negociar com nenhum clube. Queremos que os jogadores continuem aqui. Não queremos dinheiro. A única maneira que se vão é que o jogador queira ir e que uma equipe pague a cláusula. Que um jogador tão bom como Fernando opte por não renovar conosco é um fracasso institucional…”, disse Josu Urrutia, presidente do clube basco.

Llorente marcou 28 gols em 53 jogos na temporada passada, contando jogos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga Europa. O atacante é profissional desde a temporada 2004/05, quando atuava pelo time B. Chegou ao time principal na mesma temporada e desde então joga pelo clube.