O atacante Luan, do Grêmio, é uma novidade na lista e ganha a sua primeira chance na seleção principal, depois do ouro olímpico no Rio 2016. O atacante foi a principal novidade da lista divulgada pelo técnico Tite, que conta com o goleiro do líder do Campeonato Brasileiro, Cássio. Vanderlei, do Santos, acabou fora da lista. Luan e Cássio estão na lista de convocados para a partida contra Equador e Colômbia, nas Eliminatórias da Copa, mas outros jogadores também chamam a atenção.

LEIA TAMBÉM: De Bento Ribeiro à Copa de 2002, Ronaldo recontou sua trajetória fenomenal no Players’ Tribune

Luan é um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, discutivelmente o melhor. O camisa 7 do Grêmio vem sendo decisivo para a boa campanha do Tricolor Gaúcho e é especulado para deixar o clube, campeão da Copa do Brasil em 2016. Aos 24 anos, o jogador ganhará a sua primeira partida pela seleção brasileira. Sem um histórico nas seleções de base, Luan tentará mostrar o seu valor a cerca de nove meses para a convocação para a Copa do Mundo.

O atacante Taison, do Shakhtar Donetsk, voltou a ser convocado pelo técnico. O jogador trabalhou com Tite nos tempos de Internacional e é destaque na Ucrânia, mas levanta debates sobre a sua chamada. Dois jogadores do futebol chinês foram convocados: Paulinho e Renato Augusto, que são não só titulares, mas jogadores de confiança do treinador. Por sua vez, Diego Souza, do Sport, não foi chamado. O convocado por Roberto Firmino, do Liverpool.

O terceiro jogador que atua na China e vinha sendo convocado, o zagueiro Gil, ficou fora da lista. Entre os zagueiros. foi chamado Rodrigo Caio, do São Paulo. Fagner, do Corinthians, é outro que é muito questionado para estar na Seleção, mas voltou a ser chamado. Já Giuliano, meio-campista do Zenit, foi chamado mais uma vez e tenta uma transferência, porque virou reserva com o novo técnico da equipe, o italiano Roberto Mancini.

Os jogos serão contra o Equador no dia 31 de agosto, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 21h45; e no dia 5 de setembro contra a Colômbia em Barranquilla, no Estadio Metropolitano Roberto Meléndez, às 17h30.

Goleiros: Alisson (Roma-ITA), Cassio (Corinthians) e Ederson (Manchester City-ING);

Defensores: Daniel Alves (Paris-Saint-Germain-FRA), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Internazionale-ITA), Rodrigo Caio (São Paulo) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA);

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Giuliano (Zenit-RUS), Luan (Grêmio), Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Renato Augusto (Beijing Guam-CHN) e Willian (Chelsea-ING);

Atacantes: Roberto Firmino (Liverpool-ING), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Taison (Shakhtar Donetsk-UCR).