Germany Soccer Bundesliga

A maior façanha do Bayern campeão é ter sido ainda mais devastador do que na temporada passada

O que o Bayern de Munique fez em 2012/13 parecia impossível de se repetir. O time de Jupp Heynckes bateu quase todos os recordes possíveis para conquistar o título da Bundesliga. No entanto, os bávaros conseguiram se superar. Sob o comando de Pep Guardiola, o Bayern teve um desempenho ainda mais devastador no Campeonato Alemão – até tirando a graça da disputa. Com sete rodadas de antecedência, enfim, a coroação: a vitória por 3 a 1 sobre o Hertha Berlim no Estádio Olímpico, que deu a Salva de Prata ao clube.

Leia mais
>>> A Bundesliga é um mero monopólio do Bayern? Pois este panorama tende a mudar em breve
>>> Foi quase, mas está difícil de segurar o Bayern – ainda mais com Schweinsteiger voando
>>> Bayern chega a 50 jogos de invencibilidade. Será que chega no Milan de 1994?
>>> Ao menos em um aspecto, o Bayern de Guardiola igualou seu melhor momento no Barcelona

O duelo desta terça já parecia favas contadas. Bastaram 13 minutos para que o Bayern abrisse dois gols de vantagem, com Toni Kroos e Mario Götze. Adrián Ramos até tentou dar uma graça à “decisão” no segundo tempo, diminuindo de pênalti. Porém, o talento sobra entre os bávaros. E uma grande jogada de Götze acabou no gol decisivo de Franck Ribéry, de cavadinha, para sacramentar o 23º título nacional do clube.

Nas sete rodadas finais da Bundesliga, o Bayern joga apenas contra si mesmo. Apenas para acumular mais recordes. Até aqui, duas marcas importantes já foram batidas: o maior número de vitórias seguidas em uma temporada e a maior antecipação na conquista. Ainda assim, existem outras nove marcas notáveis a se quebrar – sete delas justamente do time de 2012/13. E poderá se sagrar o primeiro time da história a terminar uma temporada invicta na Alemanha. Se quiser manter seu time colecionando vitórias, Guardiola tem uma boa coleção de argumentos para motivá-lo:

Os recordes que o Bayern já bateu

Bastian Schweinsteiger (dir) comemora com Robben: volante marcou um golaço de falta contra o Leverkusen (AP Photo/Matthias Schrader)

Maior número de vitórias seguidas em uma temporada

O Bayern de Heynckes já parecia imbatível o suficiente ao somar 14 vitórias consecutivas a partir do início do segundo turno. Só deixou a peteca cair quando já era campeão, e empatando com o Borussia Dortmund no Signal Iduna Park. No entanto, o time de Guardiola chegou ao 19º triunfo seguido contra o Hertha Berlim. E segue contando. Já é a melhor marca da história entre as cinco grandes ligas europeias e persegue o Benfica de 1971/72, com 29, a melhor já registrada no continente.

Maior número de jogos sem perder em mais de uma temporada

O Bayern de Munique chegou a 52 jogos de invencibilidade na Bundesliga, somando também os resultados de 2012/13. Deixou muito para trás o Hamburg, antigo recordista, que ficou 36 partidas sem perder entre 1982 e 1983. O alvo agora é o Milan, dono da melhor marca entre as cinco grandes ligas, que ficou 58 jogos sem perder entre 1991 e 1993. O recorde absoluto na Europa, contudo, ainda está distante: 104 rodadas do Steaua Bucareste, entre 1986 e 1989.

Maior antecipação na conquista do título

A marca poderia até ser maior, caso o Borussia Dortmund tivesse tropeçado na rodada passada. Em 2012/13, o Bayern levantou a Salva de Prata com seis rodadas de antecedência. Desta vez, foram sete. E a razão para essa melhora da marca é mérito total dos bávaros. Afinal, o segundo tem os mesmos 52 pontos que possuía na temporada passada na 27ª rodada.

Os recordes de 2012/13 que o Bayern pode bater

A Bundesliga foi o último grande torneio a mudar de mãos no Brasil (Foto: AP)

Maior número de vitórias

O Bayern de Jupp Heynckes enfileirou vitórias. Foram 29 ao longo das 34 rodadas, e o Borussia Dortmund foi o único adversário que terminou os dois duelos invicto contra os campeões. Desta vez, já são 25 triunfos. Vencer mais cinco em sete rodadas não parece problema. E Bayer Leverkusen e Freiburg, os únicos que não foram derrotados pelos bávaros no primeiro turno, não os seguraram no segundo.

Menor número de derrotas

O Bayer Leverkusen é o único que pode se orgulhar de ter batido o Bayern em 2012/13. A derrota por 2 a 1 em Munique foi a única sofrida pelos campeões, repetindo o feito de 1986/87, quando os Aspirinas também foram os algozes. Desta vez, a rodada de risco já foi superada, 2 a 1 para o time de Guardiola, que permanece sem nenhuma derrota.

Maior número de pontos

O Bayern de Heynckes somou 91 pontos, com aproveitamento de 89,2% dos pontos. Há uma caminhada para o time atual iguala-lo, mas não parece nada impossível. Afinal, com 25 vitórias e dois empates, com 95,1% de aproveitamento. Se mantiver esse ritmo, passa de 77 a 96 pontos.

Mesmo sem Schweinsteiger e Robben, Bayern passeou diante do Werder Bremen (Divulgação)

Maior diferença de pontos para o segundo colocado

Quando foi campeão em 2012/13, o Bayern tinha 20 pontos de vantagem para o Borussia Dortmund, segundo colocado. Desta vez, a diferença na rodada do título é de 25 pontos – a mesma acumulada ao final de 34 rodadas na temporada passada. Para tanto, basta melhorar o recorde, uma vitória no confronto direto da 30ª rodada será fundamental.

Menor número de gols sofridos

Manuel Neuer e sua defesa foram praticamente intransponíveis na temporada passada. O goleiro sofreu pouco mais de um gol a cada dois jogos de média, 18 no total, batendo o recorde que antes era de Oliver Kahn. Para se superar, o camisa 1 pode manter a média atual, que é de 0,48 tentos sofridos por rodada. O de Adrián Ramos, nesta terça, foi o 13º que ele foi buscar no fundo das redes.

Maior número de jogos sem sofrer gols

Este talvez seja o desafio maior para Neuer. O goleiro passou 21 das 34 rodadas de 2012/13 sem sofrer um gol sequer. Desta vez, são 15 partidas de invencibilidade, o que significa que o arqueiro precisará passar seis das últimas sete rodadas sem tomar gols. Difícil até para um esquadrão como o Bayern.

Melhor campanha como visitante

Na temporada passada, o Bayern foi melhor fora da Allianz Arena do que dentro. A equipe teve 15 vitórias e dois empates. Esta marca só poderá ser igualada em 2013/14, já que os bávaros já desperdiçaram os dois empates que poderiam, contra Freiburg e Leverkusen.

Outros recordes que o Bayern pode bater

Com a 'muralha amarela' às costas, Bayern comemora a vitória (AP Photo/Martin Meissner)

Maior número de gols

Aqui um desafio que nem mesmo o Bayern de Heynckes conseguiu superar. Em 1971/72, o ataque comandado por Gerd Müller chegou a incríveis 101 gols. Na temporada passada, os bávaros passaram perto, com 98 tentos. Já desta vez, são 77 em 27 rodadas, média de 2,84 por partida. Isso significa que o time de Pep Guardiola precisará aumentar sua fome de gols nas últimas rodadas, já que neste ritmo pararia em 97 gols.

Maior número de jogos invicto em uma temporada

Parece questão de detalhe. Em 2011/12, o Borussia Dortmund de Jürgen Klopp acumulou 28 rodadas de invencibilidade a partir da sétima rodada. Algo no qual o Bayern se atrapalhou em 2012/13 por perder para o Leverkusen na nona rodada. Para igualar os aurinegros, após 27 jogos, a missão é simples: pelo menos empatar com o Hoffenheim no próximo sábado, na Allianz Arena.