A torcida do Athletic Bilbao ficou com um pouco de receio ao mudar de casa no início dessa temporada. Afinal, os bascos deixariam para trás a história centenária do Estádio San Mamés, o campo onde viveram seus grandes momentos. O Novo San Mamés é bem maior e mais moderno, mas não parecia tão capaz de intimidar os adversários quanto o antigo caldeirão. Não parecia. Quatro meses desde a inauguração, os leones ainda não sabem o que é perder dentro do novo estádio.

São nove jogos do time na nova casa, com sete vitórias – três delas de virada – e dois empates. Entre as vítimas, o Barcelona, que sofreu em Bilbao sua única derrota no torneio até aqui. Já neste sábado, foi registrada a maior goleada de San Mamés Barria. O Athletic enfiou 6 a 1 sobre o Almería, com ótima atuação do artilheiro Aritz Aduriz e de Ibai Gómez. Resultado que garante os bascos por mais uma rodada na zona de classificação à Liga dos Campeões do Campeonato Espanhol. E que mantém o clube em um grupo seleto, de times que ainda não foram derrotados em casa pelas ligas nacionais.

Considerando os cinco principais campeonatos da Europa, apenas nove equipes ainda não perderam como mandantes. E, de todos eles, o Athletic é o único que não é candidato ao título. Algo que aumenta ainda mais a importância de San Mamés Barria na boa campanha do time de Ernesto Valverde. E que credencia o estádio, logo em seu segundo ano de existência, a também ser palco da Champions.

Todos os invictos em casa nas cinco grandes ligas europeias:

Manchester City – 10 jogos, 10 vitórias
Barcelona – 9 jogos, 9 vitórias
Atlético de Madrid – 9 jogos, 9 vitórias
Juventus – 9 jogos, 9 vitórias
Bayern de Munique – 9 jogos, 9 vitórias
Chelsea – 10 jogos, 9 vitórias
Athletic Bilbao – 9 jogos, 7 vitórias
Roma – 9 jogos, 7 vitórias
Paris Saint-Germain – 10 jogos, 7 vitórias