A semana promete ser movimentada nos noticiários da Europa. Afinal, são os últimos cinco dias para que os grandes clubes se reforcem para a reta final da temporada. E, considerando o ritmo lento em que o mercado seguiu desde o início de janeiro, não é de se estranhar que as especulações aumentem justo agora. Quem quiser subir degraus, terá que colocar as mãos no bolso e se arriscar entre os inflacionados preços dos jogadores.

Talvez a grande contratação desta janela de inverno já tenha acontecido, quando o Manchester United desembolsou € 45 milhões por Juan Mata. Além do espanhol, os maiores negócios feitos até aqui envolveram Nemanja Matic, Kevin De Bruyne e Mohamed Salah – note que o ímpeto de Roman Abramovich deve ter parado por aí. Mas ainda existe muito clube desesperado, em busca de peças pontuais para os últimos meses da temporada.

Quem são os interessados? E quais jogadores estão envolvidos? Abaixo, elaboramos uma lista com 12 rumores bastante comentados na imprensa internacional. É difícil garantir se as negociações estão próximas, ou mesmo se existiram conversas. Entretanto, se alguma dessas transferências acontecerem já nesta janela, não deverão ser surpresas para muita gente.

Qual será o segundo grande reforço do United?

Coentrão em atuação pelo Real Madrid na Liga dos Campeões

O primeiro motivo para os torcedores do United sorrirem já foi dado. Juan Mata não é apenas um reforço, mas o mais caro da história do clube. E, para livrar os Red Devils da draga, outro figurão pode chegar. Os olhos estão voltados para a Alemanha, em Toni Kroos e Marco Reus. E, com a renovação de Leighton Baines com o Everton, David Moyes estaria disposto a ocupar sua lateral esquerda com Fabio Coentrão.

Quem vai ficar com Draxler? 

Julian Draxler é um dos maiores talentos do futebol alemão. Apesar da pouca idade, o meia carrega nas costas o Schalke 04 em vários momentos. Na visão do Arsenal, o prodígio poderia ser a companhia perfeita para Mesut Özil e Santi Cazorla na trinca de meias. Entretanto, com sua mania de fisgar qualquer talento da Bundesliga, o Bayern seria o maior rival no negócio.

Pablo Osvaldo volta à Serie A?

Osvaldo chegou a peso de ouro no Southampton, mas não tem rendido o esperado. Pior, ainda arrumou confusão com seus companheiros de clube. A venda seis meses depois de sua compra não é descartada. E os italianos começam a coçar as mãos pelo atacante da Azzurra, entre eles Juventus, Internazionale e Fiorentina. Correndo por fora, também haveria o Valencia.

Quem será o substituto de Falcao no Monaco?

Javier Chicharito Hernández: fundamental para a virada do Manchester United contra o Aston Villa (Foto: AFP PHOTO/ANDREW YATES)

O Monaco já sabe que não contará com Radamel Falcao García até o final da temporada. E, ainda que conte com Emmanuel Rivière em boa fase, os alvirrubros querem alguém que possa fazer a diferença na corrida contra o Paris Saint-Germain pela Ligue 1. Chicharito Hernández é o favorito nas casas de apostas, mas Robinho também chegou a ser citado nos bastidores.

Ralf deixará o Corinthians?

Depois de Paulinho, o Corinthians talvez tenha que suportar a perda de outro de seus cães de guarda. O Napoli tem perdido forças na Serie A e pode reforçar seu setor ofensivo com a chegada de Ralf. Rafa Benítez, aliás, conhece bem o futebol do alvinegro, já que o viu de perto na decisão do Mundial de Clubes de 2012.

O ‘novo Bale’ vai para qual clube?

A história de Luke Shaw é muito parecida com a de Gareth Bale. Lateral esquerdo jovem, com vocação ofensiva, revelado pelo Southampton. Porém, ninguém quer perder o bonde desta vez. Chelsea e Manchester United seriam os principais interessados. O problema é que os Saints estão mais espertos e podem cobrar € 36 milhões pelo prodígio.

Yohan Cabaye no Paris Saint-Germain?

Cabaye em partida contra o Stoke City, pela Premier League

O Paris Saint-Germain já conta com alguns dos melhores volantes do mundo. Laurent Blanc tem em seu elenco Thiago Motta, Marco Verratti e Blaise Matuidi. Mas talvez não esteja completamente satisfeito. Depois dos rumores envolvendo Paul Pogba, crescem as notícias sobre ofertas tentadoras dos parisienses por Yohan Cabaye, ídolo do Newcastle.

Tottenham passará a perna em Juve e Inter?

Na última semana, a troca entre Freddy Guarín e Mirko Vucinic causou um rebuliço tremendo na Itália. O negócio não aconteceu, para alívio dos nerazzurri e lamento dos bianconeri. Só os dois jogadores ficaram com um clima chato em seus clubes. E o Tottenham estaria disposto a resolver o problema de ambos, levando-os de uma só vez em White Hart Lane.

Mais um prodígio alemão no Dortmund?

A bruxa segue solta no Signal Iduna Park. Jürgen Klopp respirou aliviado pelo fim de 2013, mas foi só 2014 começar que o Borussia Dortmund perdeu seu primeiro jogador por lesão: Kuba não volta mais na temporada. Sem tantos recursos no elenco, o treinador estaria tentado a buscar Serge Gnabry, ponta alemão considerado uma das principais promessas do Arsenal.

Hernanes será o primeiro grande negócio de Tohrir?

Hernanes Lazio Udinese 169

Vira e mexe, Hernanes é cotado para deixar a Lazio e seguir a um clube de mais projeção na Europa. Paris Saint-Germain e Manchester United foram os mais citados nos últimos tempos. E agora quem entra na roda é a Internazionale, naquela que pode ser a primeira grande contratação do novo dono Erick Tohrir. Se Guarín não ficar, é uma boa pedida.

Rômulo na Premier League?

Os volantes brasileiros andam com moral na Premier League. A lista é longa, com Ramires, Lucas Leiva e Fernandinho figurando nos principais times. Quem poderia se juntar ao grupo é Rômulo, do Spartak Moscou, que tem seu nome ligado a Chelsea, Arsenal e Liverpool. Depois da lesão de Lucas Leiva, no entanto, os Reds são os mais fortes no páreo.

Rooney renovará com o United ou irá para o Real Madrid?

Janela vem, janela vai, e o nome de Rooney sempre é colocado entre os descontentes no Manchester United. Desta vez, contudo, o problema não parece ser tanto o camisa 10. Os Red Devils devem apresentar uma proposta de renovação em breve. Só precisam vencer o possível interesse do Real Madrid, que poderia buscar o atacante como alternativa a Karim Benzema. Luis Suárez e Sergio Agüero são outros dois que estariam na mira dos merengues.