Muitos fatores podem causar o adiamento de uma partida de futebol. Um chuva muito forte ou falta de energia elétrica são problemas até comuns. Para fugir destes motivos pouco interessantes, um fato chamou a atenção na segunda divisão francesa. O jogo entre Istres e Caen, válido pela nona rodada, deveria ter ocorrido neste domingo, mas foi transferido para uma outra data por conta de uma… invasão de mosquitos.

Desde quinta, a região de Fos-sur-Mer sofre com esta infestação. A chuva forte durante as últimas semanas criou as condições propícias à multiplicação dos mosquitos. Em seguida, o bom tempo favoreceu a reprodução dos insetos, que se espalharam como uma praga.

Um torneio de atletismo que seria realizado na cidade de Martigues foi adiado pela mesma razão. Para justificar a transferência de data da partida, Bertrand Benoit, presidente do Istres, disse: “O risco de picadas seguidas pode provocar reações alérgicas”. Como o confronto seria disputado à noite, os insetos tomariam conta do estádio.