A Bola de Ouro só será entregue em janeiro. Contudo, a temporada de premiação do melhor jogador do mundo está aberta. Quem tomou a iniciativa de divulgar primeiro sua lista foi a revista FourFourTwo,  na tradicional eleição que estampa sua capa em dezembro. E muitos irão concordar com a mudança no trono apontada pela publicação inglesa: Cristiano Ronaldo ultrapassou Lionel Messi e é o primeiro colocado.

“Primeiro, tenho que agradecê-los por essa honra”, disse Cristiano Ronaldo à revista, após saber da escolha. E a decisão aconteceu antes mesmo do espetacular jogo de volta contra a Suécia pelas Eliminatórias, quando o camisa 7 marcou três gols. “Mantido longe do topo desde 2008 por Messi, a estrela do Real Madrid finalmente é o número um. Não é difícil não ver o motivo – seu hat-trick sublinhou sua capacidade em carregar o time à vitória, graças ao seu ritmo, sua força e suas habilidades impressionantes”, analisa a FourFourTwo.

Principais concorrentes de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Franck Ribéry aparecem logo abaixo – mesmo os títulos do Bayern de Munique mantiveram o francês em terceiro. Na sequência, estão Radamel Falcao García, Andrés Iniesta e Zlatan Ibrahimovic. A sexta colocação do sueco, aliás, não deve ter agradado muito, já que nas últimas semanas ele vem insistentemente se autopromovendo como o melhor.

O primeiro brasileiro? Thiago Silva foi o 10º no geral e, segundo a publicação, é o melhor zagueiro do mundo na atualidade. Neymar aparece bem atrás, em 18º, enquanto Dante, Daniel Alves, Oscar, Marcelo, Diego Costa e Ramires são os outros indicados. E nada de jogadores que atuam fora da Europa – os 100 eleitos defendem clubes do Velho Continente.

E aí, qual sua opinião sobre a seleção da FourFourTwo? Abaixo, reproduzimos os 23 primeiros (como na Bola de Ouro) e os brasileiros. Para ver a lista completa, clique aqui.

1º - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
2º – Lionel Messi (Barcelona)
3º – Franck Ribéry (Bayern de Munique)
4º – Radamel Falcao García (Monaco)
5º – Andrés Iniesta (Barcelona)
6º – Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain)
7º – Phillip Lahm (Bayern de Munique)
8º – Gareth Bale (Real Madrid)
9º – Robin van Persie (Manchester United)
10º – Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
11º – Sergio Busquets (Barcelona)
12º – Robert Lewandowski (Borussia Dortmund)
13º – Xavi (Barcelona)
14º – Edinson Cavani (Paris Saint-Germain)
15º – Cesc Fàbregas (Barcelona)
16º – Mesut Özil (Arsenal)
17º – Yaya Touré (Manchester City)
18º – Neymar (Barcelona)
19º – Luis Suárez (Liverpool)
20º – Sergio Agüero (Manchester City)
21º – Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique)
22º – Marco Reus (Borussia Dortmund)
23º – Wayne Rooney (Manchester United)

24º – Dante (Bayern de Munique)
42º – Daniel Alves (Barcelona)
48º – Oscar (Chelsea)
63º – Marcelo (Real Madrid)
79º – Diego Costa (Atlético de Madrid)
88º – Ramires (Chelsea)