O Ajax possui fama antiga de celeiro de craques. Afinal, boa parte dos grandes nomes da história do futebol holandês saiu das categorias de base de Amsterdã, incluindo Johan Cruyff, Frank Rijkaard, Dennis Bergkamp e Wesley Sneijder – só para ficar em nomes importantes de quatro gerações diferentes da Laranja Mecânica. Ainda é cedo para dizer se Jairo Riedewald vai seguir os passos desses craques. Mas, pela estreia, ao menos, o garoto de 17 anos já pode esperar por um futuro de sorte.

Riedewald é uma polivalente opção do Ajax. A promessa atua tanto como zagueiro quanto como volante. É nome frequente no time que disputa a Liga dos Campeões Sub-19, faz parte da seleção holandesa sub-19 e, vez por outra, apareceu no Jong Ajax, o time reserva que disputa a segunda divisão holandesa. Neste domingo, o prodígio foi relacionado apenas pela segunda vez para o Campeonato Holandês. Teve a primeira chance dentro de campo, substituindo Christian Poulsen aos 35 do segundo tempo. E mudou os rumos do jogo contra o Roda JC.

O Ajax perdia por 1 a 0 até a entrada de Riedewald. Venceu de virada por 2 a 1, com dois gols do talismã: um aos 43 minutos e outro já nos acréscimos, aos 47. E o triunfo foi importante para o time, que tomou a liderança do Vitesse e ficou com o simbólico título de campeão do primeiro turno da Eredivisie. Foram dois lances isolados, é verdade, em bolas cruzadas na área e que não servem para afirmar o talento do garoto.  O que ninguém pode negar é a estrela do novato. E, com certeza, o feito deste domingo já garantiu o carinho da torcida.

Abaixo, a festa enorme após o segundo gol de Riedewald: