A data Fifa acabou, e o fã de futebol europeu deve estar com saudade dos clubes. Não foram os jogos de seleção mais empolgantes de todos os tempos, com grandes duelos reservados apenas para amistosos. O remédio para a abstinência? Um fim de semana cheio de jogaço em todo lugar do continente. Clássicos, finais antecipadas e partidas de grande rivalidade agitam os próximos dois dias: do dérbi de Merseyside ao do Vale do Ruhr; de Arsène Wenger versus Pep Guardiola ao reencontro de Higuaín com a torcida do San Paolo; confrontos diretos entre os dois primeiros colocados na Holanda e em Portugal, sem falar que começa fase mata-mata do Paulista e serão definidos os semifinalistas da Copa do Nordeste.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Arsenal x Manchester City
Domingo, 12h (ESPN+)
Cotações da Odd Shark:  Arsenal (3.05), City (2.31), empate (3.61)

A tabela do Campeonato Inglês está um pouco bagunçada, graças a alguns jogos atrasados, mas, até segunda ordem, o Arsenal é sexto colocado, com 50 pontos. Com ou sem Arsène Wenger na próxima temporada, seria uma tragédia ficar fora da Champions League, após 18 classificações seguidas para a principal competição europeia de clubes, e um fim de trajetória melancólico para uma lenda, caso o francês decida arrumar as malas. A importância do confronto direto contra o Manchester City, portanto, é gigante. Os homens de Guardiola estão em terceiro lugar, com 57 pontos e podem abrir dez em caso de vitória no Emirates – os Gooners têm um jogo a menos. A dificuldade para o City tem sido a falta de consistência. Após três resultados ruins em quatro rodadas, entre o fim do ano e janeiro, conseguiu ganhar quatro jogos seguidos de Premier League, mas vem de dois empates em casa, contra Stoke City e Liverpool. O Arsenal tem ainda mais problemas. Perdeu quatro vezes, levando 11 gols no total, nas últimas cinco rodadas da Premier League. A única vitória foi contra o pobre Hull City. E Wenger não poderá contar com Petr Cech, machucado. David Ospina defenderá as metas da equipe.

O clássico

Liverpool x Everton
Sábado, 8h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Liverpool (1.70), Everton (5.11), empate (3.98)

Eu sei. Ninguém quer acordar às 8h30 de um sábado. Mas, se este jogo não fizer você levantar da cama com um sorriso no rosto, o que fará? Foi no longínquo mês de setembro de 1999, 18 anos atrás, a última vitória do Everton sobre o Liverpool, em Anfield. Desde então, o lado azul da cidade amargou oito derrotas e nove empates. As possibilidades de quebrar o tabu são boas. A equipe de Ronald Koeman, que ganhou apenas um jogo de Premier League em outubro e novembro, embalou no Boxing Day. Após o Natal, só foi derrotado pelo Tottenham. Com oito vitórias e três empates, subiu bastante na tabela. Igualou o número de pontos do sexto colocado Arsenal – com dois jogos a mais – e está a apenas seis da quarta posição, ocupada no momento justamente pelo maior rival. O Liverpool conseguiu uma leve recuperação da derrocada do começo do ano, quando passou cinco partidas da liga sem vencer. Ganhou do Tottenham, perdeu do Leicester, bateu Arsenal e Burnley e arrancou um empate do Manchester City, fora de casa. Precisa ratificar o retorno da boa fase com uma vitória no dérbi de Merseyside, mas terá desfalques importantes: Adam Lallana e Jordan Henderson. O Everton também. Koeman terá que escalar a equipe sem Coleman e Funes Mori, duas vítimas do vírus Fifa.

Fique de olho

Schalke 04 x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Schalke 04 (3.72), Dortmund (2.00), empate (3.64)

Aubameyang comemora um dos gols do Dortmund (Andreas Gebert/dpa via AP)

Aubameyang comemora um dos gols do Dortmund (Andreas Gebert/dpa via AP)

Não precisa nem se mexer, no máximo reabastecer a caneca de café: acabou o clássico inglês, você muda de canal e assiste a um dos jogos de mais rivalidade na Alemanha. O dérbi do Vale do Ruhr chega com os seus envolvidos dando um último gás na Bundesliga antes de se concentrarem em compromissos continentais. O Schalke 04 venceu as últimas duas rodadas, depois de uma sequência cheia de tropeços, e amarga a nona posição da Bundesliga. Ainda sonha com classificação para a Liga Europa, já que o Colônia, último a se classificar neste momento, está a apenas quatro pontos de distância. Daqui a duas semanas, encara o Ajax, pelas quartas de final da atual edição da competição europeia. O Borussia Dortmund deixou a epidemia de empates para trás e ganhou quatro dos seus últimos cinco jogos pela liga alemã, subindo ao terceiro lugar da classificação. A vitória seria interessante principalmente porque Hoffenheim e Hertha Berlim, quarto e quinto colocado, respectivamente, enfrentam-se na sexta-feira. É uma boa chance para os homens de Thomas Tuchel consolidarem-se no topo da tabela, antes de voltarem as atenções para o interessantíssimo confronto com o Monaco, pela Champions League. Tem o retrospecto do clássico a seu favor: apenas uma derrota nos últimos sete encontros com o Schalke 04.

Benfica x Porto
Sábado, 16h30
Cotações da Odd Shark: Benfica (2.53), Porto (2.96), empate (3.06)

Nada mais e nada menos que o confronto entre o primeiro e o segundo colocado do Campeonato Português. Um ponto separa os dois rivais. Vantagem para o Benfica, que viu uma sequência de seis vitórias seguidas encerrada pelo empate contra o Paços de Ferreira. Sorte que o Porto, que vinha imbatível há nove jogos, também ficou na igualdade com o Vitória Setúbal, mas em casa. Os Dragões vão embalados por uma breve vantagem no confronto direto – quatro jogos de invencibilidade – e por terem saído com a vitória na última visita ao Estádio da Luz. Em fevereiro do ano passado, venceram por 2 a 1, gols de Héctor Herrera e Aboubakar. O duelo do primeiro turno terminou empatado por 1 a 1.

Ajax x Feyenoord
Domingo, 9h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Ajax (1.94), Feyenoord (3.88), empate (3.50)

Final em Portugal, final na Holanda. Com um tempero especial: uma vitória pode deixar o Feyenoord muito próximo de conquistar seu primeiro título holandês desde 1999. A sete rodadas do fim da Eredivisie, a equipe de Roterdã tem seis pontos de vantagem na liderança para o segundo colocado. Tem a possibilidade de abrir nove para o Ajax e pelo menos manter oito para o PSV, terceiro colocado, que enfrenta o Sparta Roterdã, fora de casa. Ou seja, ficaria tudo muito bem encaminhado. O probleminha: em casa, o Ajax só foi derrotado uma vez nesta temporada do Holandês, para o Willem II, e, com exceção de dois empates, alcançou apenas vitórias em seus domínios. No entanto, pela vantagem que o Feyenoord tem na tabela, um pontinho já seria precioso seguir na caminhada rumo ao fim do jejum.

O reencontro

Gonzalo Higuaín
Napoli x Juventus
Domingo, 15h45h (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Napoli (2.49), Juventus (2.99), empate (3.23)

Higuaín comemora o seu primeiro gol pela Juventus (Alessandro Di Marco/ANSA via AP)

Higuaín comemora o seu primeiro gol pela Juventus (Alessandro Di Marco/ANSA via AP)

Higuaín deixou muita gente brava em Nápoles quando aceitou transferir-se para a Juventus. Descobrirá exatamente o quão brava neste domingo, em seu primeiro retorno ao San Polo desde a polêmica negociação. Bons líderes, Maurizio Sarri e Gianluigi Buffon tentaram minimizar o reencontro do atacante com a apaixonada torcida napolitana, mas não dá para esperar comedimento da galera que colocou papel higiênico com o rosto do jogador à venda. Com a Roma encarando um tranquilo desafio contra o Empoli, em casa, o confronto com a Juventus ganha importância, não apenas para o Napoli manter contato com a segunda posição, mas também para que a corrida pelo título da Serie A fique um pouco mais aberta. Higuaín, com seus 19 gols em 29 partidas pela liga italiana, tentará evitar que isso aconteça, dando uma resposta aos críticos em campo.

O cara

Fred
Cruzeiro x Atlético Mineiro
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Cruzeiro (2.31), Atlético Mineiro (2.79), empate (3.24)

Será o primeiro clássico do Campeonato Mineiro – os rivais já se enfrentaram pela Primeira Liga – e, com Cruzeiro e Atlético Mineiro folgados nas primeiras duas posições da tabela, o jogo vale mais pela rivalidade do que por resultados práticos. Resultado é o que entrega Fred: já marcou dez vezes na campanha perfeita da equipe de Roger no Estadual, com nove vitórias em nove jogos. O Cruzeiro de Mano Menezes não está nada mal também. Tem seis trunfos e três empates, mas dois desses tropeços vieram nas últimas duas rodadas, contra Tombense e Uberlândia.

Vale uma zapeada

Ferroviário x Fortaleza
Domingo, 16h (EI Maxx 2)

Começam as semifinais do Campeonato Cearense com potenciais três partidas de cada lado da chave para definir os finalistas. O regulamento prevê que uma equipe precisa ganhar os dois primeiros jogos para avançar sem a necessidade de um terceiro duelo. Esse terceiro duelo acontecerá mesmo em caso de vitória e empate nos dois primeiros. Meio estranho, mas segue o jogo. Haverá apenas uma partida neste fim de semana, com o Fortaleza, segundo colocado na primeira fase, enfrentando o Ferroviário, depois de eliminar o Tiradentes nas quartas de final. No outro lado, em confronto que começa na próxima quarta-feira, o Ceará encara o Guarani de Juazeiro.

Sport x Campinense
Domingo, 16h (EI Maxx)
Cotações da Odd Shark: Sport (2.09), Campinense (3.20), empate (3.30)

Chegou a hora de conhecermos os semifinalistas da Copa do Nordeste. E o Sport tem uma missão duríssima pela frente. Perdeu do Campinense, atual vice-campeão, por 3 a 1, no Estádio Amigão, e precisa de uma boa vitória na Ilha do Retiro para avançar às semifinais. É a exceção das quartas de final. Vitória, Bahia e Santa Cruz conseguiram ganhar a primeira partida contra River-PI, Sergipe e Itabaiana, respectivamente, e decidem as vagas em seus domínios com mais tranquilidade.

Ponte Preta x Santos
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Ponte Preta (2.43), Santos (2.91), empate (3.16)

Também será dado o pontapé inicial da fase de mata-mata do Campeonato Paulista. Enquanto Palmeiras e São Paulo caíram com adversários teoricamente mais tranquilos – Novorizontino e Linense -, o Santos encara uma pedreira. A Ponte Preta foi derrotada apenas duas vezes na primeira fase, tem uma defesa competente e disputa a primeira divisão. Desafio complicado para a equipe de Dorival Júnior que, depois de conseguir apenas uma vitória em seis partidas, perdeu apenas do Palmeiras em seus últimos sete jogos. No outro confronto das quartas de final, o Corinthians mede forças com o Botafogo de Ribeirão Preto.