Um dos grandes goleiros do mundo no futebol atual, Manuel Neuer não está garantido no elenco da Alemanha que vai à Rússia para a Copa do Mundo, segundo ele mesmo. O jogador do Bayern de Munique, de 32 anos, não jogou nesta temporada depois de operar em setembro. Ele jogou apenas três jogos pela Bundesliga na temporada, sendo o último deles em 16 de setembro. O jogador precisou passar por cirurgia e não jogou mais desde então. A volta prevista para abril ainda não aconteceu e se tornou um temor para a Copa.

LEIA TAMBÉM: A gênese de uma lenda: há 20 anos, Larsson ajudou o Celtic a impedir décimo título seguido do Rangers

“Eu não posso dizer no momento se eu vou estar na Copa do Mundo. Eu não acho que é concebível que eu vá para uma Copa do Mundo sem ter feito nenhum jogo”, afirmou. “Eu estou me sentindo muito bem sobre todas as coisas que eu estou fazendo. Está parecendo bom”, disse. Neuer afirmou ainda que o técnico da seleção alemã, Joachim Löw, está bem informado sobre sua volta.

O Bayern joga com o Stuttgart no seu último jogo da Bundesliga, no sábado, e tenta ganhar a dobradinha (liga e Copa) pela 12ª vez. Para o jogo de sábado, Neuer está descartado e nem será relacionado. Para a final da Copa da Alemanha, no dia 19 de maio, ainda não há definição. O jogo será contra o Eintracht Frankfurt.

“O fato é que Manuel não estará no elenco para o jogo de sábado contra o Stuttgart. Contudo, a decisão permanece aberta para a final da Copa”, afirmou o técnico do Bayern, Jupp Heynckes, ao site do clube.

Neuer terá poucos jogos para se preparar para a Copa. Além da final da Copa da Alemanha, a seleção alemã fará amistosos com Áustria e Arábia Saudita em amistosos antes da estreia na Copa do Mundo na Rússia. Capitão do Bayern e da seleção alemã, o jogador diz que não tem uma previsão de quando poderá voltar a jogar.

“As sessões que eu completei até agora têm sido boas. Eu tenho que tomar a decisão correta para mim, para o time e para o futebol da seleção alemã. Não ajuda ficar afobado”, disse o goleiro. “Eu quero melhorar todos os dias e estou tentando ficar em forma o mais rápido possível. Até este ponto, eu tenho dado passos positivos e estou tentando continuar assim. Então veremos se será suficiente”.

Segundo Heynckes, Neuer tem “grandes ambições de ir para a Copa do Mundo”. O pé quebrado ainda está em recuperação.