No jogo mais equilibrado deste primeiro dia de Premier League, o Newcastle bateu o Tottenham em casa por 2 a 1 no estádio St. James’ Park. Os dois times são candidatos a uma vaga em competições europeias e a vitória dos Magpies mostrou a força do time, que surpreendeu na temporada passada ao brigar por vaga na Liga dos Campeões em boa parte da campanha.

O Newcastle manteve um estilo de jogo parecido com o que jogou na temporada passada, já que manteve seus principais jogadores e a escalação, portanto, mudou muito pouco. Já o Tottenham trazia sua maior novidade no banco, com o técnico André Villas-Boas no comando. O time veio com um meio-campo mais seguro, com Livermore e Sandro na marcação, dando liberdade para Aaron Lennon e Gareth Bale pelos lados.

O jogo foi razoável no primeiro tempo e melhorou no segundo, com a abertura do placar em um belo gol de Demba Ba. O Tottenham dominava as ações ofensivas,c om posse de bola no último terço do campo, mas criava poucas chances de ataque reais. Melhorou com a entrada de Rafael van der Vaart, que se recuperava de lesão e começou no banco de reservas. O gol de empate veio, ainda que em posição de impedimento  não marcado pelo árbitro. Os mandantes, porém, conseguiram a vitória com um gol de pênalti duvidoso.

Os dois times são candidatos a uma vaga em competições europeias e devem fazer uma disputa acirrada para chegar à Liga dos Campeões, como quarto colocado.

Destaque do jogo

A consistência que o Newcastle mostrou na partida dá a entender que o time fará jogo duro contra quem quer que seja, mesmo não sendo um time de muito brilho. O ataque com Demba Ba e Cissé se mostrou perigoso, assim como Bem Arfa, habilidoso e rápido.

Momento chave

A habilidade de Bem arfa gerou um pênalti controverso, mas que acabou sendo decisivo. O jogador passou entre dois marcadores, sofreu o choque e despencou. Em um jogo tão equilibrado, o lance foi determinante.

Os gols

9’/2T: GOL DO NEWCASTLE! O atacante Demba Ba recebeu no lado esquerdo da área e, sem pensar muito, tocou com muita categoria, colocado, no canto oposto do goleiro para marcar um golaço.

30’/2T: GOL DO TOTTENHAM! Em jogada de Aaron Lennon, que cruzou para a área, Jermain Defoe cabeceou, o goleiro Tim Krul defendeu, mas no rebote o atacante enfiou o pé e meteu na rede para empatar o jogo.

35’/2T: GOL DO NEWCASTLE! Hatem Bem Arfa passou entre dois marcadores, sofreu um contato e despencou. O árbitro marcou pênalti e ele mesmo cobrou e converteu, marcando 2 a 1 Newcastle.

Ficha técnica

Newcastle 2×1 Tottenham

Local: St. James’ Park, em Newcastle (ING)
Árbitro: Martin Atkinson (ING)
Gols: Demba Ba aos 9’/2T, Artem Bem Arfa aos 35’/2T (Newcastle), Jermain Defoe aos 30’/2T (Tottenham)
Cartões Amarelos: Danny Simpson, Yohan Cabaye (Newcastle), Jake Livermore, Sandro (Tottenham)

Newcastle

Tim Krul; Danny Simpson, James Perch, Steven Taylor e Davide Santon; Ismael Cheik Tioté, Yohan Cabaye (Vournon Anita aos 26’/2T), Jonás Gutiérrez e Hatem Ben Arfa; Papiss Cissé e Demba Ba (Gabriel Obertan aos 40’/2T). Técnico: Alan Pardew

Tottenham

Brad Friedel; Kyle Walker, Willian Gallas, Younes Kaboul e Benoit Assou-Ekotto; Jake Livermore, Sandro (Harry Cane aos 41’/2T), Aaron Lennon, Gylfi Sigurdsson (Rafael van der Saar aos 23’/2T)e Gareth Bale; Jermain Defoe. Técnico: André Villas-Boas