Na abertura da 30ª rodada do campeonato espanhol, o Betis surpreendeu o Villarreal em pleno estádio El Madrigal. Os béticos derrotaram o Submarino Amarelo por 2 a 1 e se afastaram um pouco da zona do rebaixamento.

O Betis marcou o primeiro aos onze minutos. Edu levantou e Robert tocou de cabeça para vencer Viera. O Villarreal não se abateu com a desvantagem e partiu para cima do rival. Riquelme comandou a pressão dos anfitriões, que levaram azar na hora das finalizações. Arruabarrena tentou abrir o jogo pela direita, sem sucesso.

O Betis reequilibrou a partida e ampliou a vantagem aos 23, novamente com Robert. O atacante fez boa jogada individual antes de chutar. O jogo se tornou mais truncado a partir de então, com o Betis cometendo muitas faltas para tentar impedir os avanços do rival.

No segundo tempo, o Betis recuou para segurar o resultado. Com isso, chamou o Villarreal para seu campo de defesa e foi obrigado a suportar a pressão. Riquelme e Forlán se esforçavam em vão para descobrir um espaço na defesa bética. Aos 34, finalmente o Submarino Amarelo descontou. Riquelme tocou no alto para Sorín desviar de cabeça.

Aos 45, depois das chances desperdiçadas por Riquelme, Forlán, Guille Franco e Arruabarrena, Sorín chegou a empatar. Porém, o árbitro anulou o lance, pois o argentino cometera falta em cima de Contreras. Com muito sufoco, o Betis somou mais três pontos. Com 33, a equipe pula provisoriamente para 12º, com 33. O Villarreal, com 45, ocupa o sétimo lugar, mas pode perder a posição de acordo com o desenrolar da rodada.

Ainda neste sábado, haverá mais duas partidas pelo Espanhol: Málaga x Barcelona e Athletic Bilbao x Osasuna. No domingo, sete partidas completam a rodada: Celta x Mallorca, Espanyol x Alavés, Getafe x Real Sociedad, Racing Santander x Zaragoza, Sevilla x Valencia, Real Madrid x La Coruña e Cádiz x Atlético de Madrid.