Imagina um livro que mistura um tour pela capital da Itália com Arquimedes, Shakespeare, Pitágoras, Galileu Galilei e Cristóvão Colombo. Agora, saiba que o autor dessa obra-prima é o maior ídolo da história da Roma e campeão do mundo pela seleção italiana. Exatamente. Francesco Totti acabou de lançar o seu sétimo livro em parceria com a editora Mondadori.

LEIA MAIS:
Totti, o fanático torcedor que virou capitão da Roma
Renovação de Totti é deixa para que recordes sejam quebrados

E a história promete ser imperdível. Totti está de folga e entra no táxi de um simpático motorista para dar uma volta por Roma. Afinal, a economia da Itália está meio em crise, o dinheiro anda curto e nem todo mundo pode comprar um carro, certo? Ainda mais um milionário jogador de futebol. Enfim, isso à parte, o carro transforma-se em uma máquina do tempo e leva O Capitão para o passado.

Totti, então, começa a conhecer figuras importantes da história italiana. Segundo o Il Messagero, ele discute o Teorema de Marco Ferradini (um cantor italiano) com Pitágoras e Arquimedes; tenta convencer Galileu que a revolução “zemaniana” (do ex-treinador da Roma, Zredek Zeman) é mais importante que a “copernicana”; conta para Shakespeare sobre um casal em Torpignattara (um bairro)  que vive um amor proibido porque um é romanista e o outro torce para a Lazio; e briga com Colombo sobre o melhor caminho para chegar a um compromisso, na rua das Índias.

Todas essas referências geniais e educativas mereciam uma capa melhor. A montagem que abre o livro é Totti, com o braço esquerdo para fora da janela, em um táxi amarelo com a mensagem “Roma 10″ é quase tão ruim quanto a foto principal do livro anterior do Capitão, no qual ele conta a história da cidade: “mitos, monumentos, culinária e idiomas pelos olhos de Totti e contados com ironia e humor”. Nessa toada, Totti vai caminhando para se tornar o melhor escritor de livros de futebol do mundo.

>>>> Carreira de Totti na seleção italiana pode ter acréscimos
>>>>Totti na Copa de 2014: prós e contras de convocar o veterano
>>>> Diego Costa? Bah, Felipão queria mesmo Totti e Pirlo

 

Um giro por Roma com o Capitão

Totti entra em um táxi e o táxi vira uma máquina do tempo

Totti entra em um táxi e o táxi vira uma máquina do tempo

Vamos falar sobre Roma

No guia de Roma, Totti se veste de gladiador

No guia de Roma, Totti se veste de gladiador