Luciano do Valle morreu em 19 de abril de 2014

Nunca se esqueça: Luciano do Valle foi um dos gigantes da narração esportiva

A principal voz do esporte na televisão brasileira não foi sempre a de Galvão Bueno. Até a década de 1990, o responsável por transmitir as maiores emoções, seja do futebol, do vôlei ou do automobilismo, era um homem que nasceu em Campinas, em 1947. Foi em Uberlândia, para onde Luciano do Valle estava indo transmitir mais um jogo, que o narrador da TV Bandeirantes morreu, aos 66 anos, depois de passar mal durante um voo que saiu de São Paulo.

>>> Luciano do Valle e a honra de ser técnico de Pelé, Rivellino e Zico na Seleção: relembre o Mundialito de masters

Os mais jovens não se lembram e mesmo a geração que cresceu ouvindo a voz dele no Show do Esporte pode ter esquecido. Mas Luciano do Valle tem uma coleção imensa de grandes narrações, como a Copa do Mundo de 1982, os títulos de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis de 1989 e o Mundial de Clubes de 2000. Era o narrador principal da TV Globo até o começo da década de 1980, quando saiu para transformar a Bandeirantes no Canal do Esporte.

Antes de surgirem canais como SporTV e ESPN Brasil, a TV Bandeirantes era uma emissora de esportes na TV aberta, com transmissões de boxe, sinuca, futebol (claro), basquete e outros esportes olímpicos. Como promotor, lotou o Maracanã para uma partida de vôlei entre seleção brasileira e União Soviética. Trouxe para o Brasil as transmissões da NBA e da NFL e ajudou a popularizar o futebol feminino. Também tem bastante influência nos primeiros campeonatos europeus que a televisão brasileira transmitiu.

Os apaixonados por esporte devem pelo menos um pouco a Luciano do Valle ou lembram alguma narração histórica dele. Juntamos as nossa preferidas para registrar o quão bom ele era, inclusive uma de 2009, prova de como o campineiro ainda tinha seus momentos de genialidade. Pela primeira vez em muito tempo, uma Copa do Mundo não terá a voz de Luciano do Valle, e isso é de partir o coração.

1982 – Todos os gols do Brasil no Mundial da Espanha

 1986 – Brasil 4 x 2 Iugoslávia – gol de Zico

Final do Campeonato Brasileiro de 1994 – Palmeiras 1 x 1 Corinthians, especialmente o gol de Rivaldo, a partir dos seis minutos do vídeo

Mundial de Clubes de 2000 – Corinthians 2 x 2 Real Madrid – gol de Edílson

Mundial de Clubes de 2000 – Vasco 0 x 0 Corinthians – Corinthians campeão

Campeonato Paulista de 2009 – Corinthians 3 x 1 Santos – gol de Ronaldo