Ahhhhh, Itália, diria Fernando Vanucci. A Serie A já foi o melhor campeonato do universo, entre as décadas de oitenta e noventa, quando todas as equipes tinham jogadores de seleção e craques para desfilar pelos seus gramados. Esse tempo passou, mas o Campeonato Italiano vem recuperando sua força nos últimos anos. Este fim de semana é um bom exemplo disso: teremos três partidas que prometem muitas emoções para o torcedor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

A principal delas, como não poderia ser diferente, é o Derby della Madonnina, entre Milan e Internazionale, no domingo. Antes, porém, dois duelos quase tão interessantes. Perseguidores da Juventus na última temporada, Roma e Napoli, o único 100% após sete rodadas, enfrentam-se no Olímpico, e a Velha Senhora recebe a forte Lazio em Turim.

Isso sem falar que tem Liverpool x Manchester United na Inglaterra e Atlético de Madrid x Barcelona na Espanha.

O jogão

Liverpool x Manchester United
Sábado, 8h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Liverpool (2.74), Manchester United (2.75), empate (3.28)

José Mourinho e Jürgen Klopp (Foto: Getty Images)

Os dois maiores campeões ingleses de todos os tempos encontram-se em Anfield em momentos distintos – não apenas do ponto de vista histórico, já que o Liverpool não vence o Campeonato Inglês desde 1990. O Manchester United lidera a Premier League, ao lado do CIty, com uma campanha quase impecável: seis vitórias, um empate, 21 gols marcados, apenas dois sofridos. Os Reds, por outro lado, tiveram um intervalo ruim de sete partidas entre as pausas internacionais. Ganharam apenas do Leicester, pela Premier League, foram eliminados da Copa da Liga Inglesa, empataram as duas primeiras rodadas da fase de grupos da Champions e foram goleados por 5 a 0 pelo Manchester City. Para piorar a situação, Sadio Mané machucou-se servindo a seleção senegalesa e deve ser desfalque por um mês e meio.

O clássico

Internazionale x Milan
Domingo, 16h45 (Fox Sports 2)
Cotações da Oddshark: Internazionale (2.19), Milan (3.43), empate (3.45)

O Milan começou a temporada mais otimista do que a Internazionale, mas o momento é todo dos comandados de Luciano Spalletti. Os nerazurri estão a apenas dois pontos do líder, após seis vitórias e um empate, mesma campanha da Juventus. O Milan, em sétimo, tem quatro triunfos e três derrotas, e foi categoricamente derrotado pela Roma, na última rodada. As contratações ainda não embalaram, e Montella tem tido dificuldades para encaixá-las no time titular. Com Carlo Ancelotti sem emprego, a pressão sobre o treinador cresce a cada decepção.

Fique de olho

Atlético de Madrid x Barcelona
Sábado, 15h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Atlético (2.93), Barcelona (2.47), empate (3.42)

Quem diria: o Barcelona que começou a temporada em crise lidera o Campeonato Espanhol com 100% de aproveitamento, depois de sete rodadas. O Atlético de Madrid, invicto, não faz campanha ruim, mas, como empatou três vezes, já está seis pontos atrás do primeiro colocado. Diferença que pode ser diminuída para a metade se os homens de Diego Simeone conseguirem vencer o confronto direto no Wanda Metropolitano. Tem um probleminha aí: o Atlético só conseguiu vencer o Barça duas vezes nos últimos 23 encontros. São 15 derrotas.

Roma x Napoli
Sábado, 15h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Roma (3.06), Napoli (2.32), empate (3.56)

Ninguém segura o Napoli até aqui na temporada italiana. Sete rodadas, sete vitórias. Considerando apenas a Serie A, e o campeonato anterior, o time de Maurizio Sarri não perde desde fevereiro, com uma sequência de 17 vitórias e dois empates. Um osso duro de roer para a Roma que, embora não esteja jogando tão bem, vem de cinco triunfos seguidos, quatro pela liga italiana. Os dois perseguidores da Juventus no título da temporada passada prometem um grande jogo no Olímpico.

Lyon x Monaco
Sexta-feira, 15h45 (SporTV)
Cotações da Oddshark: Lyon (2.11), Monaco (3.22), empate (3.88)

O Monaco, dois pontos atrás do líder, coloca-se como perseguidor oficial do Paris Saint-Germain nesta edição do Campeonato Francês, depois de ter conquistado o título, apesar de ter levado uma goleada por 4 a 0 do Nice, algumas rodadas atrás. Oscilações naturais para um time que perdeu quatro titulares – Mbappé, Mendy, Bernardo Silva e Bakayoko – e ainda precisa encaixar as suas reposições. O Lyon, que fez uma boa temporada, não começou tão bem a Ligue 1 e não passa por uma boa fase: cinco jogos sem vencer, contando duas rodadas da Liga Europa.

O cara

Robert Lewandowski
Bayern de Munique x Freiburg
Sábado, 10h30 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Bayern (1.09), Freiburg (24.55), empate (12.65)

Lewandowski, do Bayern (Foto: Getty Images)

Robert Lewandowski encerrou as Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018 como artilheiro, com 16 gols marcados. Sozinho, mais do que Croácia, Turquia, País de Gales e Irlanda. Precisa, porém, ajudar a tirar o Bayern de Munique da lama. Os bávaros não vencem há três partidas, contando a derrota para o Paris Saint-Germain pela Champions League, o que é tempo demais para um clube deste tamanho.

No Brasil

Vasco x Botafogo
Sábado, 19h (Premiere)
Cotações da Oddshark: Vasco (2.47), Botafogo (2.86), empate (3.12)

Grande vitória do Vasco, fora de casa, contra o Avaí, que vinha fazendo um grande segundo turno, antes de emendar seu quarto jogo sem vitória. O próximo desafio é mais difícil e também envolve outro time que tem dominado o returno. O Botafogo ganhou seis das últimas oito rodadas, com direito a um gol aos 50 minutos do segundo tempo para fazer 2 a 1 contra a Chapecoense. Clássico da rodada.

Oeste x Ceará
Sábado, 19h (Premiere)
Cotações da Oddshark: Oeste (2.13), Ceará (3.52), empate (3.07)

Confronto direto entre dois times em muito boa fase. O Ceará está na zona de acesso para a primeira divisão, depois de emendar oito vitórias nas últimas 12 rodadas. O Oeste, em quinto, um ponto atrás, também tem uma sequência de respeito: invicto há oito jogos, com seis triunfos. A partida vale o quarto lugar – assumi-lo ou mantê-lo -, a dez rodadas do fim da Segunda Divisão.

Vale uma zapeada

Juventus x Lazio
Sábado, 13h (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Juventus (1.55), Lazio (6.25), empate (4.29)

Dybala, da Juventus

A atual hexacampeã italiana começou a temporada com sede de conquistar mais um título. Não fosse a campanha perfeita do Napoli, provavelmente estaria pelo menos dividindo a primeira colocação, com seis vitórias e um empate nas sete primeiras rodadas, mesma campanha da Internazionale. No entanto, a próxima adversária não é nada fácil. A Lazio está apenas uma derrota atrás da Velha Senhora, em quarto lugar, com um Ciro Immobile em grande fase: nove gols até agora.

Borussia Dortmund x RB Leipzig
Sábado, 13h30 (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Dortmund (1.54), RB Leipzig (6.03), empate (4.54)

Alguém precisa aproveitar que o atual pentacampeão alemão, o Bayern de Munique, passa por uma crise. O principal candidato, até agora, não é o vice-campeão da temporada anterior. O RB Leipzig faz uma boa campanha, com quatro vitórias em sete rodadas e a segunda colocação, mas a do Borussia Dortmund é ainda melhor. Já somou 19 pontos e abriu cinco em relação aos bávaros.