Um desafio tem tomado o Instagram dos jogadores: o desafio do balde de gelo. A hastg #Icebucketchallenge virou uma brincadeira, mas surgiu por uma causa nobre: o combate à  esclerose lateral amiotrófica (ELA), em inglês, ALS. O desafio é: um balde de gelo na cabeça ou doar para uma instituição que combate a doença. O desafio foi lançado pela ALS Association e já teve várias celebridades participando, como Justin Timberlake, Oprah Winfrey, Eddie Verder, do Pearl JamBill Gates, Lady Gaga e muitos outros. E a participação em massa de celebridades, incluindo as do esporte, estão fazendo bem à campanha.

A brincadeira por uma boa causa tomou conta do esporte, claro, incluindo os superastros LeBron James e Kobe Bryant. LeBron, aliás, teve a AUDÁCIA de desafiar o presidente Barack Obama. É preciso ter moral para fazer isso, fala a verdade. Kobe levou o desafio a um novo nível ao mergulhar em uma banheira de gelo. A galera da NFL também entrou na onda. E chegou, claro, aos jogadores de futebol e o brasileiro Neymar foi um dos que aderiu, convidando Zúñiga, que o machucou na Copa, a participar. O colombiano já respondeu e participou, mas a brincadeira também já passou por Cristiano Ronaldo, Marcelo, Gerrard e Sturridge. Teve também Vincent Kompany, o zagueiro belga, que não só participou como foi ousado ao indicar quem ele quer que participe: o ator Jean-Claude Van Dame e o técnico da seleção da Bélgica, Marc Wilmots, além de Stromae (que o Google mostrou que é um cantor).

Entre 29 de julho e 18 de agosto, a instituição recebeu US$ 15,6 milhões em doações, muito mais que os US$ 1,8 milhão arrecadados no mesmo período do ano anterior, segundo a ALS Association. Você pode achar que não, mas o envolvimento de celebridades fez as doações dispararem, o que significa que está sendo muito importante.

Veja os jogadores participando do desafio do balde de gelo por uma boa causa:

Zúñiga:

Cristiano Ronaldo:

Marcelo:

Sturridge:

Gerrard:

Kompany: