5 de junho de 1938: show de Leônidas

Itália 2×1 Noruega
A Itália venceu a Noruega na prorrogação por 2 a 1, gol de Silvio Piola, no estádio Vélodrome, em Marselha. O outro gol italiano tinha sido de Pietro Ferraris. Foi o início da campanha do segundo título italiano.

França 3×1 Bélgica
Na estreia da seleção da casa, vitória francesa por 3 a 1 no estádio Olímpico de Colombes, em Paris. Jean Nicolas marcou dois gols para os franceses.

Brasil 6×5 Polônia
Na prorrogação, o Brasil bateu a Polônia na sua estreia na Copa do Mundo. O craque foi Leônidas, que marcou três vezes, incluindo duas delas na prorrogação para decidir o jogo. Isso porque o jogo terminou 4 a 4 e, na prorrogação, Leônidas marcou dois gols e deixou o time com vantagem de 6 a 4. No final, Wilimowski marcou mais um pra Polônia, o quarto gol dele na partida, mas foi insuficiente.

5 de junho de 1986: passagem de bastão?

Itália 1×1 Argentina
A campeã do mundo, Itália, estreou contra outro adversário de peso: a Argentina de Maradona. E não conseguiu vencer. Ficou no 1 a 1, Altobelli marcou o primeiro gol italiano, aos seis minutos, em um pênalti muito controverso. Depois de Conte tentar o cruzamento, a bola bate na mão de Burruchaga. O árbitro holandês Jan Keiser marcou o controverso pênalti, que acabaria convertido. A Argentina tinha Maradona e o camisa 10 estava sedento. Criou chances e o time sul-americano acabaria conseguindo o gol de empate. Valdano fez o lançamento pelo alto, Maradona chegou antes de Scirea e tocou de pé esquerdo para o gol. Seria o primeiro jogo da campanha vitoriosa dos argentinos, que levantariam a taça.

5 de junho de 2002: um favorito cai

Estados Unidos 3×2 Portugal
Na estreia na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão, Portugal tinha o melhor jogador do mundo, Luis Figo. O adversário, Estados Unidos, não era de se temer. Mas o que se viu foi um time americano bem organizado e determinado e os portugueses em um dia muito ruim. O resultado foi um 3 a 2 para os americanos que complicaria Portugal, que acabaria eliminada na primeira fase.