Há um ano, Emanuel Santos ganhou fama internacional. E não da melhor maneira. O escultor amador criou um busto de Cristiano Ronaldo, que seria exposto no aeroporto da Ilha da Madeira, rebatizado com o nome de seu filho mais ilustre. O trabalho do artista, porém, não se pareceu tanto com o craque. Viralizou nas redes sociais. Tornou-se motivo de piada no mundo todo. A expressão sorridente que Santos tentou reproduzir, esteticamente, criou um estranhamento. A peça de bronze que poderia impulsionar seu reconhecimento internacional, no fim, causou transtorno e tristeza não apenas no escultor, como também em sua família e em seus amigos.

Um ano depois da repercussão, o Bleacher Report foi atrás de Emanuel. Ouviu o rapaz, nascido e crescido na própria Ilha da Madeira, que via Cristiano Ronaldo como um espelho. Vindo de uma família humilde, ele começou a criar figuras de barro ainda na infância, substituindo brinquedos que ele, os irmãos e os amigos não podiam comprar. Seu sonho era fazer uma faculdade na qual pudesse desenvolver o talento, mas não tinha dinheiro para isso. Assim, seguiu autodidata enquanto atuava como pintor, carpinteiro e em outros ofícios. Em 2016, ele fez sua primeira escultura pública. Já em 2017, enquanto trabalhava em uma companhia de limpeza no aeroporto, soube da homenagem a Cristiano Ronaldo e teve a ideia de criar o busto, aceita pela direção do local.

É importante frisar que Emanuel Santos nunca tinha esculpido um busto antes. E o resultado no barro, apresentado também a Cristiano Ronaldo com antecedência, ficou excelente. O problema veio a partir da transformação para o bronze, feita por uma empresa especializada – que nem de longe conseguiu reproduzir com fidelidade o molde inicial. De qualquer maneira, a inauguração da estátua não trouxe tantos transtornos ao lusitano. O escultor ressalta como ficou orgulhoso pela alegria evidente do craque, assim como a de seu filho Tiago, de cinco anos, que teve a chance de conhecer o ídolo e ganhar uma bola autografada.

Apenas depois é que aconteceu o terremoto, embora o reconhecimento público tenha o levado a fazer ainda outro busto, de Gareth Bale, às vésperas da decisão da Liga dos Campeões em Cardiff. Agora, o Bleacher Report desafiou o artista a fazer uma nova estátua de Cristiano Ronaldo. De tentar demonstrar o seu talento e mostrar que aprendeu com os erros. Uma história emocionante e uma chance de redenção, que nos ajudam a valorizar o lado humano além do meme. Parte do material está em inglês, mas Emanuel Santos fala em português, com legendas em inglês. E não é preciso total compreensão das palavras para captar completamente os sentimentos. Vale assistir. Há também uma longa reportagem assinada por Kelly Naqi, acessível por este link.