Italy Soccer Serie A

O espetáculo ficou por conta das torcidas no Derby della Lanterna

O Derby della Lanterna é um dos mais tradicionais da Europa. A rivalidade entre Genoa e Sampdoria começou em 1946, mas carrega antecedentes desde o inicio do Século XX, envolvendo também os clubes que deram origem aos blucerchiati. Mais do que uma cidade fundamental na história da Itália, Gênova é também o principal berço do futebol no país. Um protagonismo que se reflete na forma como os genoveses engrandecem seu clássico.

O confronto desta segunda representou bem isso. A festa no Estádio Luigi Ferraris foi fantástica. Mandantes neste jogo, os torcedores do Genoa prepararam um espetáculo nas arquibancadas, enaltecendo as raízes medievais da cidade e o Grifone, símbolo do clube. E os tifosi da Samp também fizeram sua parte, apesar da ameaça de boicote ao jogo, depois que a data do dérbi foi transferida de domingo para segunda de maneira repentina pela liga.

Por mais que a coreografia do Genoa tenha impressionado, não ajudou o time em campo. Quem levou a melhor no clássico foi a Sampdoria, que venceu por 1 a 0 sob a estrela de Maxi López, que iniciou sua segunda passagem pelo clube já com gol decisivo. Na tabela da Serie A, a Samp aparece em 13º, dois pontos atrás do Genoa. Colocações que dizem pouco sobre a grandiosidade do dérbi e de suas torcidas.

Genoa CFC v UC Sampdoria - Serie A

during the Serie A match between Genoa CFC and UC Sampdoria at Stadio Luigi Ferraris on February 3, 2014 in Genoa, Italy.