A fotografia é bem forte. No meio de uma confusão na área do Real Madrid, logo após Messi empatar o jogo em 2 a 2 e um entrevero se formar por Pepe e Fàbregas (literalmente) baterem cabeça, Busquets aparece pisando na cabeça do zagueiro merengue. A imagem absurda fez com que muitos clamassem pela expulsão do volante do Barcelona. Porém, o vídeo mostra uma cena bem diferente daquela sugerida pelo frame.

O pé de Busquets passa, sim, pela cabeça de Pepe. De raspão – o que não evita a possível dor ou os arranhões causados pelas travas. É difícil dar certeza, mas o vídeo não mostra se o blaugrana olhou para Pepe caído e fez isso intencionalmente. A impressão até é a de que ele tenta desviar seu pé, ao ser deslocado por Diego López e sentir que pisou no jogador caído. Complicado também que o árbitro Alberto Undiano Malenco ou seus assistentes vissem isso, em meio à tamanha confusão. Pelo menos nessa, o juiz sai ileso.

Atualizado às 17h, de 24 de março

O leitor Tiago Cavalcante recomendou um vídeo com outro ângulo da confusão ao redor de Pepe e Busquets, disponibilizado pela Cadena Cuatro. Nele, de fato, dá para verificar que o volante observou o adversário caído antes de atingi-lo. Embora o lance seja menos violento do que a foto sugere, fica bem mais difícil dizer que não houve deslealdade de Busquets. A se esperar agora que essas imagens também cheguem na federação espanhola, para que haja a devida punição pelo lance.