Nesta temporada, até parecia que o Hamburgo não escaparia do rebaixamento. Bem, os Dinossauros ainda são favoritíssimos a zerar seu famoso relógio, que exibe com orgulho os anos na primeira divisão, único clube a participar de todas as temporadas desde a instituição na Bundesliga. Mas neste sábado, a equipe conquistou uma vitória essencial no Volksparkstadion, para que o pulso continue pulsando. Os hamburgueses receberam o Freiburg, concorrente direto contra a degola, e derrotaram os visitantes por 1 a 0. Resultado importantíssimo para manter o fio de esperança nas três rodadas finais.

O Freiburg desperdiçou várias chances de marcar durante o primeiro tempo. Já na segunda etapa, o Hamburgo partiria ao ataque e arrancaria o triunfo. O gol saiu aos nove minutos, em grande jogada individual de Lewis Holtby. O meia abriu espaço na defesa adversária e finalizou com categoria na saída do goleiro. Com o resultado, os Dinossauros adiam o rebaixamento, embora a situação permaneça muitíssimo difícil. O time tem 25 pontos, cinco a menos que o próprio Freiburg, na zona dos playoffs de rebaixamento. Além disso, também são cinco pontos de diferença em relação a Mainz 05 e Wolfsburg, outros ameaçados. Há pouco tempo para reagir, mas os hamburgueses vêm sinalizando uma melhora nas últimas semanas. Já o Colônia segura a lanterna, com 21.

Na abertura da rodada de sábado na Bundesliga, o campeão Bayern de Munique venceu mais uma. Bateu o Hannover 96 por 3 a 0, em partida na qual os gols saíram apenas depois do intervalo. O goleiro Philipp Tschauner adiou o quanto pôde o primeiro tento dos bávaros, enquanto Sven Ulreich também operou um milagre no primeiro tempo. Na etapa complementar, enfim, saiu o triunfo do time de Jupp Heynckes. Thomas Müller, Robert Lewandowski e Sebastian Rudy balançaram as redes. Vale dizer que os líderes pouparam vários titulares, visando as semifinais da Liga dos Campeões, contra o Real Madrid.

Mais interessantes, porém, foram os jogos ligados à briga pelas vagas nas competições europeias. O Hoffenheim conquistou uma vitória enorme contra o RB Leipzig, visitando a Red Bull Arena: 5 a 2 no placar. Sem perdoar os erros e atacando com velocidade, os alviazuis abriram três gols de diferença, com Mark Uth, Serge Gnabry e Pavel Kaderábek. A expulsão de Emil Forsberg no início do segundo tempo dificultou ainda mais as coisas para os Touros Vermelhos. Mark Uth fez o quarto, Naby Keita diminuiu com um golaço e Lukas Rupp voltou a ampliar para o Hoffe. Por fim, Dayotchanculle Upamecano fechou a contagem. O resultado deixa o Hoffenheim na quinta colocação, provisoriamente a dois pontos da zona de classificação à Liga dos Campeões. O RB Leipzig é o sexto, quatro pontos abaixo do G-4. Neste momento, ambos iriam ao menos à Liga Europa.

Já o Eintracht Frankfurt, sétimo colocado, sofre ameaças na sua corrida pela Liga Europa. Na mesma semana em que comemoraram a classificação à decisão da Copa da Alemanha, as Águias amargaram a derrota para o Hertha Berlim. Os berlinenses anotaram 3 a 0 na Commerzbank Arena. Neste momento, o time de Niko Kovac soma 47 pontos, quatro a mais que o Borussia Mönchengladbach. Já Hertha Berlim e Stuttgart (que superou o Werder Bremen por 2 a 0) têm 42 pontos, ainda sonhando.