Torcedores de Inglaterra e Escócia durante a Eurocopa 2000

O que o futebol tem a ver com o referendo de independência da Escócia

Era assim quando crescíamos. Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte sempre foram coisas diferentes. Era assim no futebol, nas Copas do Mundo e nas Eurocopas, e as primeiras noções de geografia e nações que temos fatalmente vêm do futebol. E, por mais que tenhamos aprendido que existe o Reino Unido, questões como o referendo para a independência da Escócia – que será realizado nesta quinta – parecem infuenciar pouco o esporte mais popular do mundo. Afinal, os escoceses já são separados.

ESPECIAL: Os 150 anos do nascimento do futebol

Não é bem assim. O futebol acabou sendo um dos principais palcos da rivalidade anglo-escocesa no último século e meio. E, claro, uma mudança na relação da Escócia com seu vizinho teria efeitos em seus principal esporte. Por isso, o tema da semana da Trivela é o futebol escocês e a independência da Escócia.

Segunda: Escócia, o país do futebol

A Inglaterra inventou o esporte, mas o futebol não seria o mesmo sem uma grande contribuição dos escoceses. Afinal, lá foi o berço do futebol-arte.

Terça: A rivalidade Celtic x Rangers também entra no debate

Como os torcedores dos dois gigantes do futebol escocês estão colocando sua história e cultura na discussão sobre a independência da Escócia.

Quarta: O futuro independente

O que muda no futebol escocês se o país ficar independente do Reino Unido.

Quinta: A rivalidade

Alguns dos grandes momentos da rivalidade Inglaterra x Escócia no futebol.

Sexta: Dez vezes em que o futebol escocês deixou os ingleses para trás

A Escócia normalmente é a segunda força das Ilhas Britânicas. Mas não é sempre assim. Os escoceses já ficaram à frente dos ingleses várias vezes, e vamos relembrar algumas delas.