Ciro Immobile merece o devido reconhecimento pela temporada espetacular que faz com a Lazio. O centroavante conseguiu melhorar ainda mais sua média em relação ao primeiro ano com os biancocelesti e, depois de decidir a Supercopa da Itália, agora assume a artilharia da Serie A. O camisa 17 ultrapassou Mauro Icardi neste sábado, ao balançar as redes quatro vezes na goleada por 5 a 2 sobre a Spal, chegando a 20 tentos no campeonato – contra 23 na campanha passada, quando ainda assim registrou a melhor marca da carreira na primeira divisão. O sucesso de Immobile, no entanto, depende diretamente do auxílio de Luis Alberto. E o espanhol ganhou amplos aplausos também pelo que fez nesta rodada.

Segundo os números do site WhoScored ao final do primeiro turno, Luis Alberto era o segundo melhor jogador da Serie A 2017/18, atrás apenas de Paulo Dybala. A capacidade criativa do armador espanhol tem sido fundamental à Lazio, especialmente pela maneira incisiva como ele atua, partindo para cima da marcação e oferecendo passes precisos. Virtudes que ficaram evidentes na visita à Spal, pela maneira como ele abriu o caminho à goleada durante os primeiros minutos de jogo.

Luis Alberto inaugurou o placar logo aos cinco minutos. E que golaço. Em uma sobra de bola na entrada da área, o espanhol teve categoria para dominar já fintando o primeiro marcador, que caiu no chão. Depois, passou por mais dois adversários com o mesmo drible seco. E, na saída do goleiro, sem qualquer sinal de nervosismo, apenas colocou a bola nas redes. A Spal empatou na sequência, com Mirco Antenucci, mas o camisa 18 voltou a aparecer. Com um passe por elevação, deixou Ciro Immobile na cara do gol, e o artilheiro não perdoou.

A partir de então, começou o recital do centroavante. Sergej Milinkovic-Savic daria outra assistência preciosa, de três dedos, para Immobile fazer o terceiro. A Spal voltou a descontar com Antenucci. Antes do intervalo, Immobile completou a tripleta de cabeça. E fez o seu quarto gol na tarde durante a etapa complementar, em sobra após cobrança de escanteio. O italiano é o primeiro jogador nesta temporada, entre as cinco principais ligas europeias, a chegar aos 20 tentos.

E se a fome de gols de Immobile não pode repercutir na Copa do Mundo, Luis Alberto alimenta as suas esperanças. O jogador de 25 anos começou no Sevilla, mas nunca teve grande chance. Depois, passou pelo Barcelona B, antes de chegar ao Liverpool, onde acumulou empréstimos. Após permanecer um ano com o Málaga, fez boa temporada com o Deportivo de La Coruña, o que valeu a aposta da Lazio, fechando a sua contratação por €4 milhões. Uma pechincha, diante de tudo o que o meia tem jogado e da maneira como se valorizou. Em novembro, ele ganhou a primeira convocação à seleção principal da Espanha, participando do amistoso contra a Costa Rica. A concorrência é enorme, mas a fase o referenda a Julen Lopetegui.

A vitória bota a Lazio provisoriamente na quarta colocação, com 40 pontos, na zona de classificação à Liga dos Campeões. Ficam um ponto à frente da Roma, que possui um jogo a menos, e dois atrás da Internazionale, que já fez partida a mais. Já a Spal aparece na zona de rebaixamento.