A briga pelas duas últimas vagas à Champions na Ligue 1 será alucinante. O Monaco está um passo à frente, mas Lyon e Olympique de Marseille seguem vivíssimos na disputa. Nesta penúltima rodada, aliás, apenas os monegascos venceram. Fabinho, com um pênalti convertido aos 46 do segundo tempo, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Saint-Étienne, dentro do Estádio Louis II. Já nas outras duas partidas envolvendo os candidatos, pura loucura. Os marselheses empataram por 3 a 3 com o Guingamp. O Lyon, por sua vez, perdeu para o Strasbourg por 3 a 2, em virada ensandecida que também influenciou na rabeira da tabela.

Numa bobeira da zaga do Lyon, o Strasbourg terminou o primeiro tempo em vantagem, graças ao tento de Stéphane Bahoken. No entanto, os Gones buscaram a virada na segunda etapa, primeiro em pênalti de Nabil Fekir e depois em chute rasteiro de Houssem Aouar. Até parecia que os visitantes ampliariam sua sequência recente de sete vitórias. Mas depois dos 43 do segundo tempo, o Strasbourg mudou os rumos do duelo no Estádio de la Meinau. A cabeçada de Nuno da Costa deu o empate neste momento. Já aos 49, uma falta na entrada da área foi a chave para Dimitri Lienard brilhar. Mandou um chutaço no canto do goleiro Mathieu Gorgelin, perfeitamente no ângulo, sem qualquer chance de defesa.

O golaço do Strasbourg garantiu a permanência do clube na Ligue 1 pela segunda temporada consecutiva, grande resultado considerando a epopeia dos últimos anos. Lille e Caen também eliminaram os seus riscos, ao menos em campo – considerando as questões financeiras relacionadas aos Dogues. Assim, enquanto o Metz já está rebaixado, Troyes e Toulouse brigarão para saber quem irá ao menos aos playoffs contra o sobrevivente da segundona. O Toulouse está um ponto à frente e larga em vantagem rumo à rodada final.

O Lyon, por sua vez, continua na zona de classificação à Liga dos Campeões, mas perdeu a oportunidade de já se garantir. Os Gones estão em terceiro, com 75 pontos. O Monaco é o segundo, com 77. Já o Olympique de Marseille tem 74 e cinco gols a menos no saldo em relação aos monagescos, uma diferença palpável. Mais abaixo, o Rennes se confirmou na Liga Europa ao bater o PSG dentro do Parc des Princes, por 2 a 0. O Nice goleou o Caen por 4 a 1 e se aproximou da vaga. Com dois pontos a menos, Bordeaux e Saint-Étienne ainda têm chances de superar as Águias.