Novidade na Trivela, mais uma. A cada semana, o site escolherá um tema para tratar com carinho em cinco reportagens especiais, publicadas diariamente de segunda a sexta. Nessa estreia, vamos falar da vida dos técnicos brasileiros. Os repórteres Bruno Bonsanti, Leandro Stein e Pedro Venancio conversaram com treinadores e dirigentes para traçar um retrato de como está a situação desses profissionais, das tentativas de renovação ao modo como os clubes veem o trabalho deles.

Confiram:

Segunda: A nova geração

Uma legião de técnico novos ou desconhecidos fazendo bons trabalhos apareceu nos últimos anos, e clubes grandes já começam a confiar seus elencos a esses profissionais. O que essa nova geração traz?

Terça: Os estrangeiros no Brasil

Fala-se muito da falta de penetração de técnicos brasileiros no mercado internacional, mas o contrário também existe. São poucos estrangeiros aqui, e há um preconceito sobre trazer novos. O futebol brasileiro é realmente tão particular que um forasteiro não consegue trabalhar?

Quarta: A federação de técnicos

Os treinadores criaram, em 2013, uma entidade para defender seus interesses. Ao contrário do Bom Senso, não teve projeção ou manifestações tão incisivas. Mostramos o que a Federação de Técnicos realmente pretende, e como ela vê a mobilização dos atletas.

Quinta: Quanto vale um técnico?

Alguns técnicos recebem salários do nível de grandes estrelas, mas como os clubes fazem para avaliar se esse investimento dará ou não retorno?

Sexta: O perfil dos técnicos

Cada técnico tem um sistema de trabalho, de sua filosofia de jogo ao modo de lidar com os comandados. De que modo isso passa pela cabeça dos dirigentes de clubes no momento de contratar um.