O famoso Orkut (www.orkut.com), a comunidade de amigos e interesses da Internet, proporciona várias oportunidades de encontrar amigos e buscar afinidades. Inclusive no futebol, onde você pode encontrar várias comunidades relacionadas ao nosso querido esporte bretão. Com certeza você vai encontrar a do seu time (ou jogador) favorito por lá, ou até achar comunidades que falam mal dos seus rivais ou de jogadores que você não goste.

Mas, existem também outras comunidades, muito mais legais e curiosas, sobre futebol no Orkut. Comunidades que mostram que o futebol tem muito mais histórias do que todos pensam. A seguir, apresentamos algumas delas, que irão mostrar um outro lado do esporte.

Alternativo sempre!

Coisas que fogem ao mainstream do futebol é o mote da ‘Futebol Alternativo’, comunidade com mais de 1,5 mil membros e muitas histórias pra contar. Só de ter como comunidades relacionadas como a de Cícero Ramalho (aquele quarentão do Baraúnas) e Dom Pernil Santa Coloma (time de Andorra), já dá pra se saber do calibre do grupo.

A comunidade se dedica a falar de curiosidades, bizarrices e de enaltecer jogadores e times pequenos de todo mundo. Provavelmente você só verá lá torcedores convictos do Artmedia na Liga dos Campeões ou de times do interior do Brasil. É claro que o futebol dos clubes e seleções grandes também é notado pelos seus membros, mas é visto pela ótica dos lances mais bisonhos e dos jogadores mais peculiares que pisam nos campos mundiais.

O melhor da comunidade são as histórias contadas pelos seus membros. Algumas das pérolas incluem memoráveis visitas a jogos da Segundona paulista, fatos marcantes de times alternativos e resultados de campeonatos que praticamente nenhum mortal amante do futebol teria coragem de ver… mas o pessoal de lá tem. Sem sombra de dúvida, é uma belíssima pedida para louco por futebol nenhum botar defeito.

´Without a Trace´ do futebol

Não é só a equipe de Jack Malone (do seriado americano) que procura desaparecidos. A ‘Achados e Perdidos do Futebol’ também se dedica a procurar aquelas lendas que resolveram sumir de nossas vistas. Quer saber por onde anda Taílson (ex-Botafogo)? Lá você saberá que ele joga agora no Excelsior Mouscron, da Bélgica. E como diz a descrição da comunidade: “por onde andam Catê (ex-São Paulo), Yan (ex-Vasco) e o colombiano De Ávila?” Lá você encontrará essas ‘feras’ do futebol mundial.

Além disso, você também pode contribuir com a comunidade, informando o paradeiro de diversos jogadores do Brasil e mundo afora. Não é só uma pérola, é, como também a comunidade se descreve, “para aqueles que muitas vezes não conseguem dormir direito devido a uma enorme dúvida: Por onde anda Bentinho?” Com certeza, utilidade pública e diversão de primeira linha.

Samoa na Copa?

Cheio de ver Brasil na Copa? Se estiver, que tal torcer para Samoa Americana? ‘Samoa Americana na Copa 2010’ é isso aí! Uma comunidade de simpatizantes com o território norte-americano e eventual saco de pancadas nas eliminatórias da Oceania que torcem para que a seleção do já citado país chegue ao Mundial. Uma espécie de ‘filha’ de outra comunidade parecida (‘Venezuela na Copa’, dedicada aos que torcem para a classificação da Vinotinto para o Mundial 2006), a comunidade parece mesmo uma torcida para a seleção da Samoa Americana ir para a Copa de 2010.

Lá têm os últimos resultados, a foto da seleção, da camisa e tudo sobre os jogadores de Samoa Americana. Mais do que uma comunidade para brincar, também serve com uma curiosa incursão sobre o futebol de uma seleção especialista em levar goleadas até nas eliminatórias oceânicas. Torça se for capaz, e, é claro, ria se puder.

Acabou? Não, ainda tem mais!

Mas ainda há muitas comunidades ótimas: é comum você topar com comunidades como as de Rodrigo Taddei (segundo a própria, a ‘alegria do futebol’), a da NF-Board, uma federação dedicada a equipes de lugares não aceitos na FIFA, a já citada comunidade de Cícero Ramalho e a ‘Futebol é Pra Macho’, comunidade para aqueles que acham que futebol é coisa pra jogador ‘macho’ (não por acaso, Lugano é quem aparece na foto da comunidade).

Todas essas comunidades, e mais outras que você achar por aí, são as bizarrices encontradas no Orkut. Valem mais para mostrar o lado divertido e sarcástico dos torcedores (logicamente, sem muita ofensa) e também mostram que o Orkut é poderoso em juntar rivais em torno de uma boa causa: o futebol.

Aliás, a Trivela tem também comunidade no Orkut! Entre e discuta sobre qualquer coisa relacionada ao site ou ao futebol, e também dê sua opinião, é importante para todos nós.