O Osasuna assumiu de forma provisória a segunda posição do campeonato espanhol. Nesta quarta, pela 29ª rodada do torneio, a equipe derrotou a Real Sociedad por 2 a 0 em casa. A equipe contou com o tropeço do Valencia, que empatou com o Villarreal por 1 a 1, para subir na tabela. Agora, a equipe de Navarra torce por um deslize do Real Madrid contra o Zaragoza para se manter na vice-liderança.

O Osasuna fez valer sua força quando atua em casa e assumiu provisoriamente o segundo lugar na tabela do Espanhol. No estádio Reyno de Navarra, a equipe saiu na frente logo de cara. Depois de uma falta cobrada por Delporte, Muñoz tocou de esquerda para marcar aos cinco minutos. O time seguiu melhor durante os primeiros vinte minutos. A Real Sociedad ensaiou uma reação neste período, quando rondou a área adversária. Porém, não levou tanto perigo.

Na segunda etapa, a Real Sociedad voltou melhor e teve duas boas chances com Mikel Alonso e Nihat. O Osasuna conteve as ações do rival ao cometer diversas faltas. No finalzinho, os anfitriões consolidaram o triunfo.

Aos 45, Webó invadiu a área e foi derrubado por Cifuentes. Puñal bateu e converteu o pênalti. Com a vitória, o Osasuna foi a 55 pontos e depende do resultado de Zaragoza x Real Madrid para saber se continua em segundo. A Real Sociedad entrou na zona do rebaixamento: ocupa a 18ª posição, com 28 pontos.

Em pleno Mestalla, o Valencia amargou um empate por 1 a 1 com o Villarreal. Na primeira etapa, a partida teve poucas chances evidentes de gol, pois as duas equipes se concentraram demais nas disputas no meio-campo. O Valencia só abriu o placar aos 38 graças a uma falta cobrada por Baraja. Porém, o time perdeu Ângulo cinco minutos depois, ao receber o segundo cartão amarelo.

Com um homem a mais, o Villarreal pressionou no segundo tempo em busca do empate. O técnico Manuel Pellegrini reforço o ataque ao colocar em campo Guille Franco no lugar do meia Josico. Depois de criar algumas chances com Forlán e Riquelme, o Submarino Amarelo chegou à igualdade aos 24. Franco passou para Forlán chutar e deixar tudo igual.

Aos 35, o Villarreal teve a chance de virar o placar. Marchena tocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou o pênalti. Porém, Cañizares defendeu a cobrança de Riquelme. O empate fez o Valencia cair uma posição: o time agora é o quarto, com 53 pontos. O Submarino Amarelo foi a 45, em sétimo.

Ainda nesta quarta, jogam Zaragoza e Real Madrid. Na abertura da rodada, o Barcelona derrotou o Getafe de virada por 3 a 1. Nesta quinta, Atlético de Madrid x Sevilla completa a rodada.

Confira os jogos já realizados pela 29ª rodada do campeonato espanhol:

Terça, 21/março
Barcelona 2×1 Getafe

Quarta, 22/março
Valencia 1×1 Villarreal
Betis 1×0 Racing Santander
Athletic Bilbao 1×1 Espanyol
Alavés 1×0 Celta
Mallorca 1×0 Cádiz
Osasuna 2×0 Real Sociedad
La Coruña 2×1 Málaga