As oitavas-de-final da Liga dos Campeões seguem clima quente nesta quarta. O principal confronto do dia será sem dúvida Barcelona x Chelsea. A rivalidade entre as duas equipes foi atiçada pelas lembranças da última LC, além da qualidade técnica dos dois lados. O confronto reúne duas das equipes mais fortes do planeta. Os três melhores jogadores do mundo, segundo a eleição da Fifa, estarão em campo.

As duas equipes já se cruzaram pelo caminho no torneio passado, também pelas oitavas. Os Blues levaram a melhor e conseguiram a classificação após perderem a primeira partida por 2 a 1 e vencerem em casa por 4 a 2.

José Mourinho criou uma grande polêmica na partida no Nou Camp ao insinuar que Frank Rijkaard teria entrado no vestiário do juiz Anders Frisk. O árbitro sofreu diversas ameaças depois disso e foi obrigado a encerrar a carreira.

Para o jogo desta quarta, a esperada troca de provocações apimentou o clima para o confronto. Os jogadores do Barça reclamaram das condições do gramado do Stamford Bridge. José Mourinho rebateu e foi irônico ao dizer que “os jogadores do Chelsea não são técnicos, por isso gostam de jogar em um campo de batatas”. Rijkaard também abusou da ironia ao afirmar “ser amigo de Terje Hauge”, juiz norueguês escalado para o duelo.

Com um duelo desta magnitude, os outros acabam ofuscados mesmo reunindo times equilibrados. O Ajax recebe a Internazionale motivado pela goleada por 6 a 0 sobre o lanterna RBC pela Eredivisie. Apesar do triunfo, o time está em posição intermediária na tabela. A Inter perdeu a vice-liderança da Série A para o Milan e luta para retomar as boas atuações.

O Werder Bremen procura esquecer o vexame nas oitavas da última edição. O time foi goleado pelo Lyon por 7 a 2 nesta fase e saiu pela porta dos fundos. A Juventus, líder com tranqüilidade do campeonato italiano, espera coroar a temporada com a conquista da Liga dos Campeões. Para isso, confia no poder de fogo de Trezeguet e Ibrahimovic.Porém, passa por problemas na defesa.

Apesar de não contar com duas equipes consideradas de primeiro escalão, Rangers e Villarreal prometem um duelo equilibrado. O time escocês chega embalado por vencer o Hibernian no campeonato nacional e assumir a terceira posição na tabela. De quebra, encerrou uma seqüência de três derrotas. Já o Submarino Amarelo apresentou uma queda de rendimento na volta da pausa de inverno e perdeu contato com os líderes.

Chelsea x Barcelona
(16:45, Bandeirantes, ESPN Internacional)

Os Blues terão o desfalque de Michael Essien, suspenso. Porém, José Mourinho terá de volta alguns jogadores que ficaram de fora do confronto com o Colchester, pela FA Cup. Lampard e Cech, poupados, e Terry, suspenso, retornam. Algumas boas notícias vieram da enfermaria. Asier del Horno se recuperou e pode ser utilizado; já Claude Makélélé é dúvida.

Frank Rijkaard não terá à disposição Ludovic Giuly. O francês está fora por culpa de uma lesão muscular na perna esquerda. Com isso, Lionel Messi deve garantir uma vaga no time titular. Se o argentino ficar no banco, o meio campo deve ter Thiago Motta. Rafa Márquez, que não participou da goleada sobre o Betis por estar suspenso, está garantido.

Ajax x Internazionale
(16:45, ESPN Brasil)

Danny Blind tem motivos para se lamentar. O técnico está impedido de escalar seu meio-campo titular. O capitão Tomas Galasek sofreu uma lesão muscular no último domingo. Zdenek Grygera machucou o tornozelo durante um treino. Wesley Sneijder, com problemas na coxa, e Steven Pienaar também estão fora. Com todas estas ausências, Hedwiges Maduro começará como titular

Na Internazionale, a preocupação está no jejum de gols de Adriano. O Imperador não marca há nove partidas. Roberto Mancini não terá à disposição Juá Sebástian Verón, com uma lesão no joelho. David Pizarro será o substituto do argentino. Expulso na partida contra o Rangers, na primeira fase, Cristiano Zanetti está suspenso. Dejan Stankovic, com dores nas costas, permanece como dúvida.

Werder Bremen x Juventus
(18:45, ESPN Internacional, VT)

A grande esperança no Werder Bremen é o retorno de Miroslav Klose. O atacante voltou à equipe após recuperar-se de uma lesão no ombro, mas Thomas Schaaf pode deixá-lo no banco. Caso ele fique mesmo na reserva, Klasnic terá Valdez mais uma vez ao seu lado.

A Juventus enfrenta problemas sérios para arrumar a defesa. Nas laterais, Giorgio Chiellini ainda é dúvida e Gianluca Zambrotta está fora do time. Para substitui-los, Fabio Capello pode escalar Lilian Thuram na direita e Robert Kovac entraria na zaga. Jonathan Zébina, contundido, nem viajou para a Alemanha. Outra opção para as laterais seria colocar Gianluca Pessotto na direita e Federico Balzaretti no lado oposto.

Rangers x Villarreal
(22:00, ESPN Internacional, VT)

O Rangers comemora a volta de alguns jogadores há muito tempo lesionados. Brahim Hemdani e Julien Rodriguez estão de volta ao time. Gavin Era, recuperado de uma séria contusão no joelho, também foi relacionado. Mas o treinador Alex McLeish ainda está com uma dúvida. Fernando Ricksen se recuperou de problemas estomacais, mas a escalação dele não foi confirmada.

Manuel Pellegrini também vive um dilema. Juan Román Riquelme depende de testes físicos para determinar se ele se recuperou dos problemas físicos. Sorín tem retorno garantido, já livre dos problemas musculares. Com isso, o treinador terá força máxima para o confronto.