Parreira anunciou hoje a lista de convocados para a disputa dos dois amistosos da Seleção no Oriente Médio. Como surpresas, o técnico chamou Edmílson e Fred para os duelos dos dias 12 e 15 de novembro, contra os Emirados Árabes e um combinado de jogadores representando o Al-Kuwait Sport Club, respectivamente.

O volante volta à seleção após mais de um ano ausente. Edmílson disputou sua última partida pelo Brasil em um amistoso contra a Alemanha, em setembro de 2004. Em seguida, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho, que o deixou afastado dos gramados por oito meses. Quem perdeu o lugar foi Renato, nome lembrado constantemente nas últimas relações do treinador.

Sobre o retorno de Edmílson, o treinador afirmou, em entrevista coletiva, que este já era um fato esperado. ´´Estávamos esperando apenas uma seqüência de jogos dele pelo Barcelona. Ele é importante porque é um jogador versátil, que joga como zagueiro e também no meio-campo´´.

Já Fred foi convocado apenas em uma oportunidade, no amistoso contra a Guatemala, na despedida de Romário da Seleção. Na época, o atacante ainda defendia o Cruzeiro. Vendido para o Lyon, ele tem tido boas apresentações pelo clube francês. Ronaldo ficou de fora por estar em fase de recuperação de uma lesão. Pelo mesmo motivo, Parreira não chamou Júlio Baptista.

´´Ele já havia chamado a atenção quando atuava pelo Cruzeiro, e continua se destacando na França. É um jogador jovem e que pode ser usado agora ou mais para frente´´, comentou Parreira a respeito de Fred.

Estes serão os últimos jogos da Seleção em 2005. Depois deles, Parreira terá apenas um teste antes do início da preparação da equipe para a disputa da Copa.

Veja a lista completa dos convocados:

Goleiros
Dida (Milan)
Júlio César (Internazionale)

Laterais
Cafu (Milan)
Roberto Carlos (Real Madrid)
Cicinho (São Paulo)
Gustavo Nery (Corinthians)

Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique)
Juan (Bayer Leverkusen)
Roque Júnior (Bayer Leverkusen)
Luisão (Benfica)

Meio-campo
Emerson (Juventus)
Gilberto Silva (Arsenal)
Zé Roberto (Bayern de Munique)
Edmílson (Barcelona)
Kaká (Milan)
Juninho Pernambucano (Lyon)
Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)
Ricardinho (Santos)

Atacantes
Robinho (Real Madrid)
Adriano (Internazionale)
Ricardo Oliveira (Real Bétis)
Fred (Lyon)

* foto: Agência CBF