Yeray Álvarez, mais do que um promissor zagueiro, tem sido um exemplo de luta ao Athletic Bilbao durante os últimos meses. O jogador de 22 anos enfrenta uma dura batalha contra um câncer testicular. Venceu a doença em dezembro de 2016, quando passou por uma cirurgia, voltando a campo já em fevereiro da temporada passada. No entanto, sofreria uma recaída. No último mês de junho, quando se preparava ao Campeonato Europeu Sub-21, foi diagnosticado com “anomalias” em seus exames. Desde então, deu nova pausa no futebol e, sem disputar a competição com a seleção espanhola, vinha passando por sessões de quimioterapia. Três meses desde o susto, as boas novas: o defensor recebeu alta nesta semana e poderá se juntar novamente ao elenco basco.

VEJA TAMBÉM: Elenco do Athletic raspa a cabeça em solidariedade a companheiro com câncer

Segundo nota oficial publicada pelo Athletic, Yeray participará de uma incorporação progressiva no grupo, enquanto se planificará um plano de vigilância ativa para acompanhar a cura do câncer. E será importante retornar à rotina do clube, não apenas para suas condições físicas, como para o seu próprio ânimo. Terá que fazer um trabalho distinto do restante dos jogadores, especialmente para recuperar sua massa muscular e seu ritmo. Mas dentro de alguns meses já deverá estar de volta. Deve se mirar em diversos exemplos recentes de atletas que lutaram e superaram a doença, como Marco Russ ou Jonás Gutiérrez. Agora, também servirá de exemplo.

Ao longo dos últimos meses, o Athletic Bilbao também ofereceu diversas mostras de apoio a Yeray. A mais bonita aconteceu em julho, quando o jovem zagueiro sofreu a sua recaída. Para demonstrar que todos estavam juntos a ele nessa luta, com a realização da quimioterapia, os jogadores bascos rasparam seus cabelos no retorno para a pré-temporada. Terão uma lição de vida lado a lado de volta a partir de agora, no centro de treinamentos, ganhando também uma motivação extra para se entregar em campo.

Após a derrota para o Atlético de Madrid nesta quarta, em San Mamés, o técnico José Ángel Ziganda havia adiantado a novidade durante a coletiva de imprensa: “Parece que se confirma que Yeray está permanentemente curado e, se vamos comparar essa notícia ao resto, não tem mais o que falar. Estamos muito contentes por confirmar que o tratamento surtiu o efeito que esperávamos”. Nas redes sociais, a namorada do zagueiro também festejou o novo diagnóstico. É difícil encontrar um atleta que leve de maneira mais digna de “leão”, dada aos membros do Athletic.

yeray