O Genoa perdeu por 3 a 2 para a Lazio neste domingo, em mais uma partida que o atacante Ciro Immobile teve grande atuação. Foram dois gols marcados pelo centroavante italiano, que já é um dos grandes candidatos a artilheiro da Serie A. Do lado do Genoa, apesar da derrota, há algo a se comemorar: o jovem Pietro Pellegri. Aos 16 anos, ele entrou no jogo no estádio Luigi Ferraris e marcou dois gols, para orgulho do seu pai, Marco Pellegri, assistente técnico de Ivan Juric.

LEIA TAMBÉM: O Avellino de 1978 a 1988: O simpático clube que se manteve por uma década na estrelada Serie A

Pellegri começou a partida no banco. Ele estreou pelo Genoa no dia 22 de dezembro de 2016, com 15 anos e 280 dias, contra o Torino, fora de casa, em uma derrota por 1 a 0. No dia 9 de abril de 2017, ele voltou a campo na derrota por 3 a 0 para a Udinese. Ele ainda jogaria Ele entrou em campo também contra a Lazio, Juventus e Chievo, ainda naquele mês de abril.

Em maio, jogou contra o Palermo, Torino e teve o seu grande dia em 28 de maio, já na última rodada da Serie A. Aos três minutos de jogo, ele marcou o seu primeiro gol como profissional, logo no estádio Olímpico de Roma, contra a Roma. No dia que os holofotes estavam virados para a despedida de Francesco Totti, ele marcou pela primeira vez.

O Genoa mudou desde então. Trouxe Gianluca Lapadula para o ataque, mas o reforço se machucou. Neste domingo, 17 de setembro, o técnico Ivan Juric escalou o time sem um centroavante, com Adel Taarabt como o jogador mais avançado, com Ricardo Centurión (aquele) e Federico Ricci chegando a eles. Só que não deu certo. Com 33 minutos de jogo, e já perdendo por 1 a 0 com gol de Bastos, Juric mudou: saiu Centurión e entrou Pietro Pellegri.

Com 1,91 metro, ele é um atacante alto e que sabe jogar como referência. Pellegri empatou o jogo aos 12 minutos do segundo tempo, depois de um passe de Taarabt que Stefan de Vrij falhou para cortar. Immobile, então, marcaria ao 25 minutos, colocando de novo a Lazio em vantagem.

Logo depois, aos 28, veio o grande momento de Pellegri. Cruzamento da esquerda de Ervin Zukanovic para Pellegri chutar, de primeira, e marcar o gol de empate mais uma vez: 2 a 2.  No final do jogo, aos 37, Immobile marcou o gol da vitória da Lazio: 3 a 2. Foi o centroavante da Lazio que saiu de campo com a vitória para o seu time. Mas outro italiano, mais jovem, aos 16 anos, marcou duas vezes pela primeira vez, e pela primeira vez no estádio do Genoa.

“É um sonho que se torna realidade que eu tenho desde que era criança. Foi uma noite importante para mim e meu pai”, disse Pellegri após o jogo à Mediaset Premium. Tão jovem, ele tem que lidar ainda com a escola. E, por isso, contou como está fazendo. “Eu não deixei a escola, mas este ano eu terei um professor particular para me ajudar depois dos treinos da manhã. Meu pai segue a minha carreira desde que eu era pequeno e é maravilhoso que ele tenha ficado tão emocionado”, afirmou o jovem atacante.

Ele sempre me levou ao treinamento, mesmo no frio e na chuva. Ele é quem me mantém no caminho certo no futebol, enquanto a minha mãe assegura que eu estude na escola”, disse ainda Pietro Pellegri.

Pelo tamanho e porte físico, é fácil identificar quem é o ídolo de Pellegri. “O meu ídolo é Zlatan Ibrahimovic. Ele é o melhor atacante do mundo”, revelou. Jogador da seleção sub-17, Pellegri é uma promessa. Atualmente é da seleção sub-17 da Itália.

Clarence Seedorf, ex-jogador e técnico do Milan, elogiou o novato. “Eu acho que o futebol italiano tem muita sorte ter encontrado um talento como ele, mas pelo bem dele, eu peço que as pessoas não o comparem a este ou aquele jogador. Vocês devem deixá-lo se desenvolver em paz”, afirmou Seedorf ao site Calciomercato.

A expectativa da torcida do Genoa, claro, é enorme. Em 2015, o Manchester United fez consultas sobre o garoto, depois de vê-lo brilhar em um torneio de base na Inglaterra, pelo Genoa. Inter e Juventus já consultaram o Genoa na última janela, também pensando em contratá-lo. Agora, se especula que o Milan seja o time mais próximo de contratá-lo. E já em janeiro. Pellegri é uma promessa que ainda não sabemos se conseguirá se desenvolver, mas já conseguiu encher os corações dos torcedores de esperanças.