A estátua de Zidane e Materazzi é talvez a mais bem humorada de todas (Foto: AP)

Por que, não sabemos, mas fizeram um banco de dados de estátuas de futebol

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, identificou uma necessidade vital à sociedade moderna e montou o banco de dados que todos estavam esperando: de estátuas de futebol. Ela reconheceu mais de 350 bonequinhos, de 320 pessoas diferentes, em estádios ou locais públicos ao redor de seis continentes, e colocou todas as informações em um site.

LEIA MAIS:

Bergkamp vai virar estátua no estádio do Arsenal, com toda justiça
Ainda mais eterno: Ferguson ganha estátua em Old Trafford

A página também contém um mapeamento de estátuas de baseball e críquete, mas o importante é o futebol, certo? O problema é que esses dados, que envolvem fotos, o autor da estátua e as inscrições, ainda não estão disponíveis para o público em geral. Serão abertos em 7 de abril. No entanto, já tivemos acesso à lista e podemos passar alguns aperitivos.

Sabia que o jogador mais esculpido do mundo é mesmo Pelé? São seis obras de arte: uma na Fonte Nova, duas em Santos e três na sua cidade natal (Três Corações, em Minas). Ainda há uma em construção no Maracanã. Curioso também que Neymar, 22 anos, mal ganhou o direito de comprar uma cerveja nos Estados Unidos, mas já virou estátua, no museu do Santos, na Vila Belmiro.

Além de ex-jogadores, presidentes e até torcedores foram imortalizados. Isso deve contribuir para 125 estátuas serem de pessoas anônimas. Uma mancada da pesquisa foi identificar a estátua dos campeões do mundo no Maracanã como uma homenagem a Bellini. Como mostramos, não é certeza que se trata realmente do ex-jogador do Vasco da Gama.

O país que mais gosta de construir pessoas de mármore ou pedra relacionados com futebol é o Reino Unido, com 80. Sabe-se lá por que motivo, a China tem 75, concentradas no Colégio de Tecnologia e Engenharia e no Kepu Park, em Shenyang. Apenas jogadores chineses e o sérvio Bora Milutinovic, que levou o país à Copa do Mundo de 2002. Brasil, Espanha, Argentina e Holanda aparecem em seguida.

>>>> Bellini não foi gigante por ter inventado um gesto, mas por não tê-lo repetido
>>>> Balotelli pede estátua de si mesmo a artista de Brescia
>>>> Al-Fayed mentiu só para manter o Rei do Pop no Fulham

“A primeira estátua de futebolista, um anônimo, pode ser encontrada em Copenhague, na Dinamarca, e foi esculpida em 1903″, informou o Dr. Chris Stride, líder da pesquisa. “O Real Madrid foi o primeiro clube a erguer estátuas em seu estádio, retratando suas estrelas argentinas Sotero Aranguren e Alberto Machimbarrena, em 1925.”

Ele identificou que o fenômeno é recente. Quase 95% das estátuas de futebol foram construídas depois de 1990, mais da metade na última década. “As principais razões para este aumento são as estratégias de marketing de clubes de futebol com base em torno da marca, através de nostalgia e autenticidade, juntamente com o desejo de fãs para projetar a identidade do seu time em um jogo cada vez mais globalizado”, explicou Stride. “Estátuas também estão sendo erguidas em vilas, cidades e organizações comerciais, que estão buscando glória e identidade a partir de sua herança desportiva local.”

Esses britânicos inventam cada uma.