O Porto manteve a vantagem de cinco pontos para o Sporting. O líder venceu o Marítimo por 1 a 0 neste domingo, pela 23ª rodada do campeonato português. O resultado traz motivação à equipe para o clássico do próximo fim de semana contra o Benfica.

Porém, mesmo jogando no estádio do Dragão, foi o Marítimo quem começou melhor. Aos três minutos, Kanu chutou na trave depois de um erro de Bosingwa. O Porto reagiu e chegou ao gol aos 21 minutos. Raul Meireles avançou e bateu forte para abrir o placar.

O árbitro Carlos Xistra se envolveu em lance polêmico aos 26. Ele expulsou Wilians por ter colocado a mão na bola dentro da área. Porém, alertado pelo bandeirinha de que o jogador havia desviado de cabeça, ele voltou atrás em sua decisão.

Na segunda etapa, McCarthy quase aumentou a vantagem, mas a bola chutada pelo sul-africano bateu na trave. O Porto possui 51 pontos, enquanto o Marítimo, com 27, ocupa o 12º lugar.

O Nacional se aproximou do Benfica ao vencer o lanterna Penafiel por 2 a 1 fora de casa. Alexandre Goulart e Chilikov garantiram o triunfo dos visitantes. O resultado levou o Nacional aos 42 pontos, um a menos do que os encarnados. Orahovac descontou para o Penafiel, com apenas 11 pontos.

O Braga assumiu a terceira colocação ao ganhar do Naval fora de casa por 1 a 0. Cesinha deu a vitória à equipe, agora com 44 pontos, um a mais do que o Benfica. A Naval está em penúltimo, com 21.

No sábado, o Sporting assumiu o segundo lugar isolado ao ganhar por 3 a 0 do Paços Ferreira em casa. Já o Benfica tropeçou ao perder por 2 a 0 para o Vitória de Guimarães. A rodada será completada amanhã com União Leiria x Vitória de Setúbal.

Veja os resultados deste domingo pelo campeonato português:

Estrela Amadora 1×2 Belenenses
Gil Vicente 4×3 Acadêmica
Penafiel 1×2 Porto
Porto 1×0 Marítimo
Naval 0x1 Braga