Aqueles que esperavam uma goleada portuguesa sobre Liechtenstein neste sábado para selar a classificação à Copa tomaram um susto. Os visitantes, claramente mais fracos, levaram sorte no início e deram trabalho aos donos da casa, mas não resistiram à pressão e foram derrotados por 2 a 1. Com o resultado, Portugal é o sexto país europeu classificado para o Mundial.

O Liechtenstein saiu na frente aos 33 minutos do primeiro tempo. Benjamin Fisher aproveitou uma trombada do goleiro Ricardo com o Paulo Ferreira e saiu sozinho com a bola à frente do gol vazio.

Instantes depois, o árbitro polonês Grzegorz Gilewski errou feio ao não marcar um pênalti absurdo a favor dos portugueses. Figo chutou forte e um zagueiro fez uma defesaça – com as mãos. O juiz fez que não viu e deu escanteio.

Os portugueses só conseguiram empatar aos 3 minutos do segundo tempo. Pauleta aproveitou cruzamento de Cristiano Ronaldo e cabeceou para marcar. A chance da virada apareceu aos 12, quando Luís Figo isolou um pênalti sofrido por Pauleta um minuto antes.

Na lateral, Luiz Felipe Scolari tentava manter a calma de seus jogadores, claramente desestabilizados pelos erros.

A vitória saiu apenas aos 40 com Nuno Gomes, que entrou no lugar de Cristiano Ronaldo dois minutos antes. Figo cobrou escanteio, Nuno Valente desviou e Gomes não desperdiçou.

Com o resultado, os Tugas chegaram a 27 pontos no grupo 3 – cinco à frente da Eslováquia – e tornaram-se o sexto país europeu a classificar-se para a Copa do Mundo por meio das eliminatórias. Além da Alemanha, país-sede, estão garantidos Ucrânia, Holanda, Itália, Polônia e Inglaterra.

Resultados deste sábado nas eliminatórias européias

Grupo 1
Finlândia 0x1 Romênia
República Tcheca 0x2 Holanda

Grupo 2
Geórgia 0x0 Cazaquistão
Ucrânia 2×2 Albânia
Dinamarca 1×0 Grécia

Grupo 3
Rússia 5×1 Luxemburgo
Eslováquia 1×0 Estônia
Portugal 2×1 Liechtenstein

Grupo 4
Chipre 0x1 Irlanda
Israel 2×1 Ilhas Faroe
Suíça 1×1 França

Grupo 5
Escócia 0x1 Bielorrússia
Noruega 1×0 Moldova
Itália 1×0 Eslovênia

Grupo 6
Irlanda do Norte 2×3 País de Gales
Inglaterra 1×0 Áustria

Grupo 7
Lituânia 0x2 Sérvia e Montenegro
Bósnia-Herzegovina 3×0 San Marino
Bélgica 0x2 Espanha

Grupo 8
Bulgária 2×0 Hungria
Croácia 1×0 Suécia