Walter é um personagem único dentro do futebol brasileiro. Por tudo o que representa e pela maneira como se porta. Afinal, não é só por ser um ‘artilheiro gordinho’ que o jogador ganhou tanta notoriedade no ano passado. Também por admitir seus problemas e até mesmo por se contrapor a questões gerais – como no episódio em que preferiu não comemorar seu gol em protesto à violência nas arquibancadas do Serra Dourada. É um sujeito simples, sem ser versado como um Paulo André ou ter a eloquência de Rogério Ceni, mas nem precisa disso. E que segue assim no Fluminense.

>>>> O que aconteceu com os nossos centroavantes das seleções de base? Walter foi um deles. Confira

Quando se transferiu para as Laranjeiras, muitos lamentaram a união. Walter era a figura mais carismática, indo para um clube que acabou execrado por muitos diante do imbróglio no STJD. Bobagem. E o centroavante mostrou que não foi o “ambiente” que limitou sua personalidade – uma ideia que também é de um determinismo infantil, além de uma generalização preconceituosa contra os tricolores. Questionado sobre a qualidade da equipe tricolor, Walter elogiou o time, ainda que não tenha esquecido o rebaixamento (ao menos em campo) que aconteceu no ano passado.

“Vocês acham que o time do Fluminense é ruim? O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Temos que tomar cuidado. Querendo ou não, o time foi rebaixado no ano passado. Demos sorte que o Héverton estava irregular. Tudo o que fizermos de errado, o torcedor vai cobrar”, disse o centroavante.

É lógico que precisamos relativizar o peso dessa declaração. Walter não diz que o Fluminense merece ser rebaixado, longe disso. Mas só o fato de admitir o fato que aconteceu, o que parece ser um tabu, já o faz merecer os devidos aplausos. Não é porque venceram nos tribunais que os tricolores devem esquecer a campanha vexatória que fizeram. Walter fez isso. Além de reforço para a equipe, é também para a própria consciência do clube.

Mais sobre o caso envolvendo Fluminense e Portuguesa

>>> A Lei foi respeitada em Portuguesa x Fluminense? Depende

>>> Quando o Flu escalou jogador irregular, admitiu e renunciou ao título

>>> Se o Fluminense precisa pagar a Série B, não é o único