Powerade, a bebida escolhida pela Fifa para hidratar os atletas durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, sabe que cada partida é um momento histórico. Às vezes é tão histórico que se torna o momento esportivo mais tuitado de todos os tempos – como a partida deste sábado, 28 de junho, entre Brasil e Chile. Foram 390 mil tuítes por minuto. Nunca antes tanta gente escreveu ao mesmo tempo na rede social.

SAIBA MAIS: Veja o infográfico Powerade para Brasil e Camarões

Para fazer jus a esses grandes momentos, Powerade escalou um time excelente de profissionais para contar todas as histórias deste Mundial com informações e análises exclusivas. Além de comentar as partidas em tempo real, durante os jogos, eles têm a missão de preparar infográficos maravilhosos mostrando os detalhes de cada partida. A ilustração sobre Brasil e Chile, aliás, mostra em números por que a gente suou tão frio. Clique aqui para vê-lo.

julio-cesar-powerade-info

Para acompanhar os comentários e análises do time Powerade, curta a página de Powerade no Facebook e siga Powerade no Twitter. Vale a pena.

Por que suamos frio nesse jogo?

Um dos especialistas do time Powerade é Marcelo Duarte, historiador do futebol. Ontem foi a primeira vez na história que o Brasil empatou com o Chile em uma Copa do Mundo durante o tempo normal. Foi a partida mais emocionante disputada entre nós e os nossos vizinhos. Veja o que ele conta sobre o retrospecto:

“O Chile é freguês do Brasil. Já foram disputados 68 jogos. A Seleção Brasileira ganhou 48, perdeu 7 e empatou 13. Marcou 159 gols e sofreu 58. O Brasil não perde para o Chile há 12 jogos. A última derrota aconteceu em 2000. Perdemos por 3×0 em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2002.

Brasil e Chile se enfrentaram três vezes em Copas – 1962, 1998 e 2010. A Seleção venceu as três. Marcou 11 gols e sofreu 3. É a segunda vez que os dois países sul-americanos disputam as oitavas-de-final de uma Copa. Em 1998 e 2010, o Brasil venceu com tranquilidade: 4×1 e 3×0.Em 1962, o Brasil venceu o anfitrião Chile na semifinal do Mundial por 4×2.

A Seleção Brasileira nunca perdeu para o Chile jogando no Brasil. Em 24 jogos, foram 19 vitórias e 5 empates. A última partida aqui aconteceu em 2013, no Mineirão, e terminou empatada em 2×2.O Brasil enfrentou adversários sul-americanos em Copas por 12 vezes. Ganhou 9, empatou 1 e perdeu 2 – a fatídica derrota para o Uruguai em 1950 e para a Argentina em 1990”.

A cobertura Powerade

Na cobertura Powerade, os melhores momentos da Copa são comentados em tempo real por especialistas nas redes sociais de Powerade. Ciência, tecnologia, matemática e história se unem em uma equipe formada por um historiador de esporte, um fisiologista, um psicólogo esportivo, um ilustrador e um time de monitoramento. Todas essas pessoas estão à frente da produção de conteúdo, em tempo real, com o objetivo de encontrar o que #tempower durante a Copa Do Mundo. Durante as partidas do Brasil, os canais sociais de Powerade formam uma mesa redonda, moderna e conectada, para abastecer seus fãs e seguidores com informações que valem cada minuto na tela do celular, do computador e do tablete.

Powerade detalhe os melhores lances de cada jogo por meio de textos breves e ilustrações explicativas. As informações, disponibilizadas durante os jogos do Brasil, das oitavas, das quartas-de-final, da semifinal e da final vão virar um infográfico. Ao final da Copa, essas ilustrações estarão disponíveis em uma revista online para download.

Este é o time Powerade:

Marcelo Duarte: Especialista em futebol, ele trará informações sobre jogadores, seleções, lances e curiosidades históricas de Copas passadas, além de analisar estrategicamente o andamento do jogo.

Colunas do Marcelo: Lances Históricos e Por Dentro do Campo

Gustavo Magliocca: Profissional da área de fisiologia, trará informações sobre mecânicas de movimento, tipos de contusões, recuperação e limitações do corpo.

Coluna do Gustavo: Jogo de Corpo

Raphael Zaremba: Psicólogo do esporte, ele fala de todo o aspecto mental do jogo. Desde a preparação para momentos de grande pressão até formas de relaxar e aliviar o estresse antes, durante e depois de uma partida.

Coluna: Jogo Mental

Carlos Werutsky: Nutricionista, ele irá trazer informações sobre alimentação, hidratação e recuperação, dando também dicas de qual é a melhor preparação para uma partida dependendo do clima e do horário.

Colunas: Jogo saudável e Hidratação real time

Time de Análise de Dados
Profissionais de estatística e BI, este time traz dados completos sobre tudo que envolve a partida. A equipe é formada por três pessoas de perfil fortemente analítico, todas elas acostumadas a trabalhar com dados e técnicas estatísticas multivariadas.

Colunas: Jogo de Números e Jogo da Audiência

Gerson Mora: Ilustrador, infografista e especialista em narrativas visuais. Será responsável pela criação dos infográficos que serão entregues a audiência até duas horas após o término das principais partidas.