Quatro torcidas estão prestes a comemorar a classificação de suas equipes para a próxima fase da liga dos Campeões. Nos jogos desta quarta pela penúltima rodada do torneio, PSV, Liverpool, Chelsea e Internazionale estão muito próximos da classificação.

Em situação confortável no grupo G, o Liverpool precisa apenas empatar com o Betis para garantir passagem para a próxima etapa da LC. Líderes com dez pontos, os Reds terão de volta Luís Garcia, Xabi Alonso, Harry Kewell, Mohamed Sissoko e John Arne Riise, todos recuperados de pequenas lesões.

Já o Betis (3º, seis pontos) luta para continuar vivo na competição. Para isso, pensa somente em derrotar o rival em Anfield para manter chances de passar de fase. A equipe de Sevilla, no entanto, enfrenta sérios problemas no ataque. Dani, autor do gol da vitória sobre o Chelsea na última rodada do torneio, sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho no fim de semana e desfalca a equipe por pelo menos um mês. Xisco, Fernando e Edu brigam por uma vaga entre os titulares.

O Chelsea (2º, sete pontos) depende de uma ´ajudinha´ dos Reds para conquistar uma vaga nesta quarta. Além de obrigatoriamente vencer o lanterna Anderlecht, a equipe torce para o Liverpool não perder para o Betis. Para a partida na Bélgica, os Blues terão os desfalques de Claude Makélélé e Glen Johnson, machucados. Shaun Wright-Philips está suspenso. Do lado do Anderlecht, o atacante Nenad Jestrovic está fora do jogo por ter insultado com ofensas racistas um jogador do Liverpool.

O Milan viajou para a Turquia sem Cafu e stam para o jogo-chave contra o Fenerbahçe. Novamente Istambul passa pela vida da equipe em um momento decisivo. Com cinco pontos, os rossoneri ocupam o terceiro lugar do grupo E; por isso a vitória é fundamental. No time turco, Alex retorna após cumprir suspensão. O Fenerbahçe, com quatro pontos, depende de um triunfo para se manter com boas chances de classificação.

No outro duelo da chave, o PSV (1º, sete pontos) tem a chance de garantir a vaga caso derrote o Schalke 04 fora de casa. Um empate também seria o suficiente, mas nesse caso o Milan estaria forçado a derrotar o Fenerbahçe. DaMarcus Beasley, com um problema muscular, está fora. Mika Väyrynen e John de Jong também desfalcam o time. Quem pode ganhar uma chance no ataque é Robert, mas Guus Hiddink ainda estuda qual esquema tático utilizará.

O Schalke 04 (2º, cinco pontos) está com uma série de dúvidas. Para começar, Frank Rost pode voltar entre os titulares. O goleiro não participou do jogo contra o Colônia no último fim de semana por conta de uma lesão muscular. Rafinha cede seu lugar na lateral-direita para Hamit Altintop. Ralf Rangnick poderá montar o time com três atacantes. Adúvida seria decidir entre Gustavo Varela e Gerald Asamoah.

No grupo H, a Internazionale está com as mãos na vaga. Para chegar lá, basta um empate em casa contra o surpreendente Artmedia. Será a última partida dos nerazzurri com os portões de San Siro fechados. Roberto Mancini promoverá o retorno de Cambiasso à equipe e poderá fazer ainda alguma modificação na defesa para poupar os jogadores. No time eslovaco, Cobej pode desfalcar o Artmedia. O goleiro tem sido um dos destaques da campanha.

Com a situação já definida, o grupo F terá o confronto entre os classificados Real Madrid e Lyon. A equipe merengue, ainda sob os efeitos da derrota para o Barcelona no sábado, tenta descontar a derrota por 3 a 0 sofrida na França no jogo de ida. Vanderlei Luxemburgo, novamente contestado, não contará com Ronaldo e Raúl, ambos machucados. Julio Baptista pode ser o companheiro de ataque de Robinho, mas há chances também para Roberto Soldado. Os lioneses, líderes da chave com 12 pontos, entrarão no Santiago Bernabéu com força máxima.

Ontem, Bayern de Munique, Juventus e Ajax selaram suas classificações para a próxima fase do torneio. Além disso, Ronaldinho Gaúcho deu mais um show pelo Barcelona, com um gol e duas assistências. Veja aqui como foram todos os jogos desta terça.

Acompanhe ao vivo os jogos de quarta da LC pelo portal iG: http://www.ig.com.br

Veja as partidas desta quarta pelos grupos E, F, G e H da LC:

Grupo E
Fenerbahçe x Milan (17:45, ESPN Brasil)
Schalke x PSV

Grupo F
Real Madrid x Lyon (17:45, ESPN Internacional)
Rosenborg x Olympiacos

Grupo G
Andelecht x Chelsea (VT, 23:00, ESPN Internacional)
Liverpool x Betis (VT, 19:45, ESPN Internacional)

Grupo H
Porto x Rangers
Internazionale x Artmedia