Seleção de Camarões (Foto: AP)

Quem é quem: Camarões

GOLEIROS

1 – Loic Feudjou

22 anos, Coton Sport

Jogador do Coton Sport, time de Camarões, surgiu bem em 2011, quando também defendeu a seleção sub-23. Destaque no campeonato local, ainda é um jogador jovem, com só dois jogos pelo time principal. Além disso, é baixo, 1,78m. É considerado o melhor goleiro atuando no país, com potencial para jogar na Europa, mas deve ser só mesmo uma opção no banco de reservas durante o mundial.

16 – Charles Itandje

31 anos, Konyaspor-TUR

Aos 31 anos, Itandje assumiu o posto de titular do time desde a saída de Carlos Kameni. Nascido na França, chegou a defender as categorias de base francesas e chegou até a ficar na lista de espera dos franceses na Copa de 2006, mas depois preferiu jogar por Camarões. Fez seu primeiro jogo por Camarões em março de 2013, embora em nível de clubes só tenha se destacado mesmo pelo Lens. Nesta temporada, jogou emprestado no Konyaspor, onde teve uma boa temporada.

23 – Sammy Ndjock

24 anos, Fethiyespor-TUR

Depois de começar a carreira no Lens, não teve chance e foi jogar no Antalyaspor. De lá foi emprestado ao Fethiyaspor, que onde atuou nesta temporada. Tem só três jogos por Camarões e estreou pelos Leões Indomáveis em junho de 2013. É um goleiro relativamente jovem, com 24 anos, e é considerado uma opção para o futuro. No Brasil, será banco de reservas.

DEFENSORES

2 – Benit Assou Ekotto

30 anos, Queens Park Rangers-ING

Assou Ekotto surgiu para o futebol no Lens, da França, e seu bom desempenho chamou a atenção do Tottenham em 2006. Tornou-se titular do time de Londres por algumas temporadas, com mais de 50 jogos. Na temporada passada, foi para o Queens Park Rangers emprestado. Na seleção, começou a ser convocado em 2009, mesmo sendo francês de nascimento. Sua ascendência camaronesa é via seu pai, por isso pode jogar por Camarões. Esteve na Copa do Mundo de 2010, em uma campanha muito ruim do time, com três derrotas. Teve aparições esporádicas na seleção camaronesa desde então, mas acabou sendo chamado para os jogos com a Tunísia nas Eliminatórias e veio para o Brasil.

3 – Nicolas Nkoulou

24 anos, Olympique de Marseille-FRA

Depois de surgir bem em Camarões, foi ainda jovem para o Monaco, onde se profissionalizou. Desde 2011 defende o Olympique de Marseille. E desde 2008 defende a seleção camaronesa, acumulando 48 jogos. Esteve na Copa do Mundo de 2010, onde foi titular, mesmo aos 20 anos. É seguro e tem muita força física, uma característica bem marcante do time camaronês.

4 – Cedric Djeugoé

21 anos, Coton Sport

Jogando no seu país, Djeugoué ficou surpreso ao se ver incluído no elenco que foi à Copa do Mundo. Só ele e o goleiro Loic Feudjou jogam no país e os dois foram figuras importantes do clube camaronês na campanha na Copa das Confederações Africanas, uma espécie de Copa Sul-Americana da África. Tem só três jogos pela seleção e será uma opção no banco de reservas.

5 – Dany Nounkeu

28 anos, Besiktas-TUR

O zagueiro Nounkeu demorou a se estabelecer como um jogador constante na seleção de Camarões. O jogador começou no Metz, passou por clubes menores antes de passar pelo Toulouse e, dali, para o Galatasaray. Surgiu no Mundial Sub-17 de 2003, mas se tornou profissional no Metz só em 2005. Jogou por clubes menores franceses até chegar ao Toulouse e depois foi para o Gaziantepspor. De lá para o Galatasaray, clube que ainda detém seus direitos, mas jogou emprestado desde janeiro no Besiktas. Na seleção principal, joga desde 2010, e jogou seis das oito partidas das Eliminatórias.

12 – Henri Bedimo

30 anos, Lyon-FRA

Lateral esquerdo, o jogador surgiu muito bem no Montpellier campeão francês, jogou a Liga dos Campeões e, na temporada seguinte, foi para o Lyon. O jogador foi bem nos lioneses, que conseguiram uma campanha razoável para um time que se enfraqueceu tanto. Teve sua primeira convocação para a seleção em 2009 e jogou a Copa Africana de Nações em 2010, mas ficou fora do grupo que foi à Copa do Mundo. Entrou no time quatro vezes nas Eliminatórias e deve continuar como opção na Copa.

14 – Aurelién Chedjou

28 anos, Galatasaray-TUR

Um dos zagueiros mais fortes do elenco, é peça importante do time do Galatasaray e também da seleção camaronesa. Forte fisicamente e com boa estatura, 1,85m, o jogador é destaque desde que brilhou pelo Lille, entre 2007 e 2013, ganhando, inclusive, o título de campeão francês. Foi para o Galatasaray no mesmo ano e está lá desde então. Na seleção, jogou nas Olimpíadas de 2008, passou a ser convocado para o time principal em 2009 e disputou a Copa de 2010. Nas Eliminatórias para esta Copa, só ficou fora de um dos jogos de Camarões e é uma peça importante da defesa.

22 – Allan Nyom

26 anos, Granada-ESP

O lateral direito nasceu na França, começou a carreira no Arles-Avignon e desde 2009 está vinculado à Udinese. Joga emprestado ao Granada, clube que tem o mesmo dono do time italiano. Passou a ser chamado pela seleção camaronesa em 2011 e embora seja um lateral direito de origem, pode jogar também no centro da zaga se necessário. Deve ser opção no banco.

MEIO-CAMPISTAS

6 – Alexandre Song

26 anos, Barcelona-ESP

Um dos nomes mais conhecidos e mais experientes do elenco camaronês. Aos 26 anos, tem 47 jogos pela seleção e passagens por times importantes, como Arsenal e Barcelona. Depois de surgir bem no Bastia, em 2004, foi pinçado por Wenger em 2005 e se tornou um jogador importante do Arsenal, até se transferir para o Barcelona em 2012. É um jogador que tem qualidade técnica, força física e é bom no jogo aéreo. Em um time que tem dificuldade em manter a bola, é importante. Pode dar experiência e alguma qualidade, além de fazer sua função principal: proteger a defesa com forte marcação no meio-campo.

7 – Landry Nguemo

28 anos, Bordeaux

Nascido no Nancy, em 2005, o volante chegou a atuar pelo Celtic por uma temporada e está no Bordeaux desde 2011. Se destacou na seleção sub-17 em 2003 e desde 2006 passou a ser convocado para o time principal. Jogou a Copa do Mundo de 2010 pelos Leões Indomáveis e já disputou a Copa Africana de Nações duas vezes, em 2008 e 2010. É um jogador essencialmente de marcação e acumula 40 jogos com a camisa da seleção, com dois gols marcados.

11 – Jean Makoun

31 anos, Rennes-FRA

Makoun é uma figurinha carimbada na seleção de Camarões há 10 anos. Convocado pela primeira vez em novembro de 2003, o meio-campista é um jogador que dá dinâmica ao time, marca e chega bem ao ataque. Seu tamanho pode não ajudar, mas o 1,70m não o impede de marcar gols até mesmo de cabeça. O jogador teve passagens por Lille, Lyon, Aston Villa, Olympiacos e está no Rennes desde 2012. Pela seleção camaronesa, jogou a Copa do Mundo de 2010 e com 67 jogos pelos Leões Indomáveis.

17 – Stéphane Mbia

28 anos, Sevilla-ESP

Depois de um bom início de carreira no Rennes, em 2004, Mbia se transferiu para o Olympique de Marseille em 2009. Fez boas temporadas e chegou, em 2012, no Queens Park Rangers. Só que o time acabaria rebaixado à segunda divisão e o volante camaronês foi emprestado ao Sevilla. Fez parte da campanha do título da equipe na Liga Europa, inclusive marcando um gol decisivo na semifinal contra o Valencia, que deu a classificação ao time espanhol. Convocado pela primeira vez em 2005, jogou a Copa de 2010, e foi essencial na campanha de Camarões nas Eliminatórias, onde jogou sete partidas.

18 – Enoh Eyong

28 anos, Antalyaspor-TUR

Um dos muitos jogadores africanos na Turquia, Enoh começou a carreira no seu país, mas passou pela África do Sul e chegou ao Ajax em 2008. Ficou até 2014, mas chegou a ser emprestado para o Fulham e o Antalyospor, antes do time turco contratá-lo em definitivo. É um volante forte fisicamente e que está na seleção desde 2009, sendo presença constante. Jogou a Copa de 2010. Nas Eliminatórias, jogou seis dos oito jogos.

20 – Edgar Salli

21 anos, Lens-FRA

Depois de se destacar no Africano sub-20 de 2011, Salli chamou a atenção do Monaco, que o levou para a França. Com a chegada de reforços milionários, não teve mais espaço e foi emprestado ao Lens, da segunda divisão. É um ponta rápido, baixinho e que frequenta a seleção desde 2011. Pode substituir praticamente qualquer jogador da linha de frente.

21 – Joel Matip

22 anos, Schalke 04-ALE

Apesar da pouca idade, Joel Matip se firmou em um clube importante da Alemanha, o Schalke 04, desde os 18 anos. É volante, mas pode atuar também como zagueiro, o que aconteceu com frequência no clube e na seleção. Até pela sua altura, 1,94m, é um especialista em jogo aéreo, no ataque e na defesa. Apesar de alemão de nascimento e de ter jogado pela Alemanha nas seleções de base, optou por jogar por Camarões na seleção adulta. Jogou a Copa do Mundo de 2010, uma partida, e tem sido presença frequente desde então.

ATACANTES

8 – Benjamin Moukandjo

25 anos, Nancy-FRA

Fruto das categorias de base do Rennes, o atacante Moukandjo passou pelo L’Entente, Nimes e Monaco antes de chegar ao Nany, em 2011, onde permanece até hoje. Foi convocado pela primeira vez para a seleção camaronesa em 2011 e foi uma figura bastante frequente nas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil, ficando de fora de apenas uma partida.

9 – Samuel Eto’o

33 anos, Chelsea-ING

Sem dúvida o principal jogador do time, Samuel Eto’o não esteve na sua melhor temporada, mas mesmo assim foi um jogador importante no Chelsea, atuando nos principais jogos do time na temporada. Teve problemas sérios de relacionamento com os dirigentes e não é exatamente uma pessoa fácil de se lidar. Em campo, porém, é o capitão do time e o principal jogador. Com agilidade e finalização de qualidade, é sempre perigoso dentro da área.

10 – Vincent Aboubakar

22 anos, Lorient-FRA

Revelado no Cotonsport Garoua, o atacante foi para o Valenciennes em 2010 e de lá foi para o Loriente em 2013. Mesmo ainda muito jovem, aos 18 anos, foi convocado para a Copa do Mundo de 2010. Forte fisicamente, esteve em campo em três jogos do time nas Eliminatórias. Ainda jovem, deve ser olhado como uma boa perspectiva de futuro.

13 – Eric Choupo Moting

25 anos, Mainz 05-ALE

Um dos melhores camaroneses na temporada, o atacante Choupo-Moting fez uma boa temporada jogando pelo Mainz 05. Alemão de nascimento, mas com mãe camaronesa. Começou no time da sua cidade, o Hamburgo, passou pelo Nürnberg emprestado e joga no Mainz desde 2005. Chegou a jogar pelas seleções sub-19 e sub-20 da Alemannha, mas optou por jogar por Camarões em 2010, inclusive indo para a Copa do Mundo. O atacante vem em boa fase e deve ser o titular pelo lado esquerdo.

15 – Pierre Webó

32 anos, Fenerbahçe-TUR

Um dos experientes jogadores de Camarões, Webó é um jogador bastante forte fisicamente, que costuma incomodar a defesa adversária. Passou por diversos clubes espanhóis antes de chegar à Turquia, no Fenerbahçe, em 2013. Com 55 jogos na conta e 19 gols, é um jogador perigoso no campo de ataque, embora não seja exatamente alguém rápido. Tentará levar a sua experiência a campo.

19 – Fabrice Olinga

18 anos, Zulte Waregem-BEL

O mais jovem do elenco, o atacante Olinga tem só 18 anos. Ainda é uma revelação do Málaga e é fruto da “Fundação Samuel Eto’o”, curiosamente, seu companheiro de seleção agora. Foi emprestado ao Zulte Waregem no primeiro semestre de 2014. É uma aposta do futuro e, assim como foi nas Eliminatórias, quando jogou só 21 minutos, deve ter poucas chances de entrar durante a Copa do Mundo.