Para o Real Madrid, derrotar o Betis no domingo, pela 28ª rodada do campeonato espanhol, será o primeiro passo para amenizar o carregado ambiente do clube. Após mais uma semana de turbulências, na qual estiveram em pauta assuntos como eleições no clube, a má fase de Ronaldo e especulações em torno do futuro técnico da equipe, um triunfo sobre a equipe de Sevilha serviria mais como um alívio para toda esta pressão do que para o próprio torneio.

Eliminado da Liga dos Campeões, bombardeado por imprensa e torcida por conta de desempenhos aquém das expectativas e nove pontos atrás do líder Barcelona, o time merengue tenta encontrar um pouco de paz. Um tropeço diante do ameaçado Betis em pleno Santiago Bernabéu pioraria um quadro já negativo.

Em terceiro, o Real Madrid (52 pontos) recebe a visita do Betis (18º, 26). Juan Ramón López Caro terá apenas as ausências de Woodgate e Pablo García, em recuperação de contusões. Porém, a equipe titular deve apresentar novidades. Ronaldo, recuperado de problemas físicos na coxa, chegou a treinar durante a semana entre os reservas, assim como Roberto Carlos. Se confirmada esta escolha do treinador, Cassano poderia formar dupla de ataque com Raúl.

O Betis, eliminado da Copa Uefa no meio da semana com uma derrota em casa por 3 a 0 para o Steaua Bucareste, também se encontra em situação complicada. Em antepenúltimo, o time luta para escapar do fantasma do rebaixamento. Contra a equipe romena, a torcida pediu a cabeça do treinador Lorenzo Serra Ferrer.

Longe da confusão do rival, o líder Barcelona (61 pontos) viaja ao País Basco no sábado para enfrentar a Real Sociedad (14º, 28). O time catalão tropeçou na última rodada ao perder para o Osasuna por 2 a 1, mas a folgada vantagem na liderança não deixou a equipe em apuros. A única novidade na lista de convocados por Frank Rijkaard para a partida foi a entrada de Gabri Garcia no lugar de Motta, suspenso.

O Valencia (2º, 52 pontos) encara o Racing Santander (13º, 29) fora de casa. O treinador Enrique Sanchez Flores adiantou que fará rotações na equipe nas próximas rodadas, mas não disse quais jogadores irá poupar. O atacante David Villa, que renovou contrato nesta semana, está sem marcar há quatro partidas. Dos últimos doze pontos disputados, a equipe conquistou seis.

Correndo por fora, o Osasuna (4º, 49 pontos) espera por um tropeço dos rivais para subir na tabela. A equipe enfrenta o Espanyol (12º, 30) fora de casa, uma semana após ter derrotado o Barcelona.

Confira os duelos deste fim de semana pela 28ª rodada do Espanhol:

Sábado, 18/março
Getafe x La Coruña
Real Sociedad x Barcelona (16:00, ESPN Brasil)
Villarreal x Atlético de Madrid (18:00, ESPN Brasil)

Domingo, 19/março
Cádiz x Alavés
Espanyol x Osasuna
Racing Santander x Valencia (13:00, ESPN Internacional)
Sevilla x Mallorca
Málaga x Zaragoza
Real Madrid x Betis (15:00, ESPN Brasil)
Celta x Athletic Bilbao (17:00, ESPN Internacional)