A sorte de Vanderlei Luxemburgo será jogada no estádio Anoeta. Neste domingo, quando o Real Madrid visita a Real Sociedad, pela 13ª rodada do campeonato espanhol, o treinador terá uma chance de se salvar no emprego. Contestado pela torcida e pela imprensa, Luxa convive com os fantasmas do desemprego, das especulações sobre os nomes dos seus substitutos e os desfalques da equipe para um confronto de tamanha importância.

Após levar de 3 a 0 do Barcelona na semana passada e empatar por 1 a 1 com o Lyon no meio da semana pela Liga dos Campeões, ambas em pleno Santiago Bernabéu, o treinador esgotou a paciência da torcida. As seguidas vaias são um reflexo de que sua cabeça está por um fio.

Ronaldo e Beckham são dúvidas para a partida. O Fenômeno não se recuperou totalmente de uma lesão no tornozelo esquerdo. Já o inglês, cuja substituição contra a equipe francesa motivou a revolta da torcida, sofre com dores nas costas. Júlio Baptista pode ganhar uma posição entre os titulares. O Real Madrid ocupa o quarto lugar na tabela, com 21 pontos. A Real Sociedad aparece em posição intermediária (10º, 16).

Já o líder Barcelona (25 pontos) tem uma ótima chance para escapar. A equipe pega em casa o Racing Santander (17º, onze) e espera mais uma vez encantar sua torcida. Porém, apesar de figurar em uma posição nada agradável, o adversário perdeu apenas uma vez fora de casa. Ronaldinho Gaúcho, gripado, e Eto’o foram poupados dos últimos treinos do Barça, mas têm presenças quase certas no jogo de domingo.

O Osasuna (2º, 25 pontos) pega em casa o Alavés para impedir a fuga do Barcelona e, em caso de tropeço do rival, voltar à ponta isolada do torneio. O técnico Javier Aguirre segue com sua tática de mistério e só divulgará os titulares momentos antes do apito inicial. A única certeza é a ausência de Ludovic Delporte, com uma lesão muscular.

Confira os jogos deste fim de semana pela 13ª rodada do campeonato espanhol:

Sábado, 26/novembro
Mallorca x Athletic Bilbao
Valencia x Celta de Vigo (19:00, ESPN Internacional)

Domingo, 27/novembro
Osasuna x Alavés
La Coruña x Villarreal (14:00, Bandeirantes e ESPN Brasil)
Zaragoza x Sevilla
Getafe x Málaga
Atlético de Madrid x Espanyol
Betis x Cádiz
Real Sociedad x Real Madrid (16:00, ESPN Internacional)
Barcelona x Santander (18:00, ESPN Internacional)