O Meu Time de Botão é um podcast da Central 3, nossa parceira no podcast semanal da Trivela, que traz um convidado para falar sobre um time que marcou a sua vida. Todas as edições podem ser vistas aqui.

Por Paulo Júnior e Leandro Iamin

Nem só de troféus se constitui uma memória de torcedor. Muitas vezes ela se dá exatamente pela busca por eles, e isso não é novidade para quem está lendo esse texto, imaginamos. É por isso que essa edição do Meu Time de Botão conta a história da Real Sociedad de 2003, time que não levantou nenhuma taça, mas que brigou até o fim pelo título espanhol diante de um Real Madrid milionário e reforçado pelo melhor jogador do mundo na época.

Se na capital o Real Madrid de Figo, Zidane e Raúl passava a ter Ronaldo (craque de 2002 pela Fifa) em seu quadro, logo depois do pentacampeonato pela seleção brasileira, os nomes na Sociedad eram bem mais modestos, claro. A grande atração era a volta do russo Karpin, aos 33 anos, depois de anos no Valencia e no Celta de Vigo.

Mas a novidade foi o entrosamento impressionante da dupla de ataque. O turco Nihat e o sérvio Kovacevic brilharam durante toda a campanha, comandando o time basco rumo a um primeiro turno invicto. Além disso, naquele time despontava um craque: Xabi Alonso, dominando o meio-campo e marcando naqueles seus chutes de fora da área.

Na segunda metade da Liga, o gás diminuiu e a Sociedad foi alcançada pelo Real Madrid. Mas a equipe se recuperou, inclusive fazendo 4 a 2 no Real num jogo espetacular em casa. No fim, chegou à penúltima rodada com um ponto de vantagem na liderança e uma mão na taça.

Mas o título escapou. Uma derrota para o Celta na rodada 37, combinada com uma goleada do Real sobre o rival Atlético, deixou a Sociedad atrás na tabela. Mesmo vencendo no jogo final, era demais contar com um tropeço do Real Madrid diante do Athletic Bilbao, logo o arquirrival da Sociedad. Enfim, a taça não veio, tão esperada desde os solitários títulos de 1981 e 1982, mas o time ficou para a história.

Ouça, compartilhe e seguimos com causos do futebol no Meu Time de Botão.