Até mais do que os confrontos envolvendo Juventus, Milan e Internazionale, o jogo do fim de semana na Itália será o clássico de Roma. A Lazio tentará interromper a seqüência recorde de vitórias de uma Roma ascendente, mas desfalcada de seu maior astro. Um ingrediente extra para a disputa da 27ª rodada da Série A.

A Roma (4º, 51 pontos) chegou a uma incrível seqüência de dez vitórias no campeonato italiano. O time pretende ampliar o recorde exatamente contra o seu maior rival, mas os giallorossi lamentam a ausência de Francesco Totti. Cogitou-se até a presença dele no banco de reservas como um motivador para a equipe, mas a hipótese foi descartada.

“Para chegar a um momento como este, cada um precisou dar algo a mais. Totti é nosso melhor jogador e quando alguém da classe dele fica de fora, é preciso compensar com um forte espírito coletivo”, disse o técnico Luciano Spaletti.

Para o lugar de Totti, o treinador escalará Vincenzo Montella, recém recuperado de uma grave lesão. Já a Lazio (8º, 38 pontos) deseja manter-se invicta como mandante nesta temporada. Com a vitória sobre a Fiorentina na rodada passada, o time está motivado a lutar por uma vaga na Copa Uefa.

A líder Juventus (67 pontos) recebe o Lecce (19º, 15) para se redimir da derrota para o Werder Bremen na LC no meio da semana. Invicta no Delle Alpi, a Juve não deverá ter problemas para passar por uma das piores equipes do campeonato. Como visitante, o Lecce somou apenas quatro pontos em treze partidas. Fabio Capello pode promover mudanças na defesa, com as entradas de Chiellini e Kovac.

O Milan (2º, 57 pontos) vai à Sicília enfrentar o Palermo (10º, 34). O rival está entalado na garganta dos rossoneri desde a derrota por 3 a 0 na Copa da Itália. A equipe apresentará novidades no setor defensivo. Dida, machucado, cede lugar a Kalac. Stam, recuperado de uma lesão, ocupa a lateral-direita. Para a vaga de Kaladze, entra Costacurta. No meio-campo, Vogel será o titular no lugar de Gattuso.

Na Internazionale (3º, 55 pontos), a dúvida está na escalação de Adriano no confronto contra a Udinese (13º, 27). Embora a suspensão de duas partidas ao jogador tenha caído, dois fatores podem impedir a escalação do ‘Imperador’. Será julgado um recurso que poderá manter a punição ao atacante. Mesmo que ele se livre dessa, terá de vencer a desconfiança. Há dez jogos sem marcar, ele pode ficar no banco e ver a dupla de ataque ser formada por Julio Cruz e Obafemi Martins.

Veja quais serão os duelos deste fim de semana pela 27ª rodada da Série A:

Sábado, 25/fevereiro
Reggina x Livorno (14:00, RAI)
Parma x Fiorentina (16:30, RAI)

Domingo, 26/fevereiro
Juventus x Lecce (13:00, Bandsports, VT)
Palermo x Milan (11:00, Bandeirantes)
Internazionale x Udinese
Cagliari x Chievo
Siena x Sampdoria
Ascoli x Messina
Empoli x Treviso
Lazio x Roma (16:30, ESPN Brasil, 20:30, ESPN Internacional, VT)