O tempo vai passando, a temporada europeia vai chegando ao seu momento de conclusão, e as disputas se acirram pela Europa. Este final de semana tem tudo para ser mais um capítulo importante para o desfecho das competições internacionais. Na Espanha, o Atlético de Madrid terá um duro desafio ao visitar o Athletic Bilbao para manter a liderança. Já o Real, pressionado a vencer, pega o Rayo Vallecano no Santiago Bernabéu, após uma derrota inesperada para o Sevilla. Na Inglaterra, dois grandes jogos entre times da parte de cima da tabela são os destaques, com atenção especial ao reencontro entre Liverpool e Tottenham, após os Reds massacrarem os Spurs no primeiro turno, jogando em Londres.

Confira a programação de TV

Tem coisa boa também em outros continentes. Aqui mesmo na América do Sul, Boca Juniors e River Plate fazem o principal clássico do final de semana. Atravessando o Oceano Atlântico, em direção à África, chegamos à Angola, onde um duelo inusitado entre Benficas é o destaque, embora não recomendemos que você assista. Confira tudo isso e o que de melhor temos para o final de semana de futebol internacional.

O jogão

Arsenal x Manchester City
Sábado, 14h30 (Fox Sports)

A sete rodadas do fim da Premier League, o Arsenal está relativamente distante do líder Chelsea, mas ainda é considerado um dos candidatos ao título da competição. Para manter o sonho de quebrar o jejum de quase dez anos sem título no torneio, é essencial que consiga um bom resultado contra o Manchester City. Os Citizens estão uma posição à frente dos Gunners, na terceira colocação, com três pontos a mais e dois jogos a menos. Se vence as partidas que ainda tem a fazer, a equipe de Manuel Pellegrini ultrapassa os Blues e assume a liderança. Portanto, a vitória é, de certa forma, imprescindível também para o time de Manchester. Os momentos dos dois são distintos. O Arsenal vem de dois jogos sem vencer, tendo sido goleado pelo Chelsea por 6 a 0 e tropeçado em seguida, diante do Swansea, com um empate. Já o City conseguiu um ótimo resultado contra o arquirrival Manchester United, vencendo por 3 a 0 em pleno Old Trafford. De qualquer forma, especialmente considerando que o jogo acontece no Estádio Emirates, não dá para prever com tanta certeza um triunfo dos Citizens.

O clássico

Boca Juniors x River Plate
Domingo, 18h15 (Fox Sports 2)

Após nove rodadas do Torneo Final, Boca Juniors e River Plate fazem campanha parelha na Argentina. Os Millonarios estão ligeiramente melhores, com quatro vitórias e 14 pontos conquistados, enquanto os Xeneizes têm uma vitória a menos e 12 pontos. Atuando na Bombonera, o Boca é favorito e tem a chance de ultrapassar o maior rival na tabela do Final. No entanto, dois pontos atrás do segundo colocado Estudiantes, o River terá motivos de sobra para fazer de tudo para evitar um triunfo adversário.

Fique de olho também

Athletic Bilbao x Atlético de Madrid
Sábado, 16h (Sports+)

Spain Soccer Champions League

O Atlético de Madrid soube se aproveitar da derrota do Real Madrid para o Barcelona e do tropeço seguinte dos merengues diante do Sevilla e assumiu a liderança de La Liga, com um ponto a mais que os catalães e três à frente dos rivais locais. Agora, para manter essa vantagem na 31ª rodada, terá pela frente um adversário chato, em circunstâncias muito difíceis. Jogando no novo San Mamés, o Athletic Bilbao perdeu apenas uma partida da liga, contra o Espanyol. Fora esse tropeço, foram 11 vitórias e três empates. Sem falar que, tirando o tiro formado por Atleti, Barça e Real, o Bilbao é o que tem melhor campanha no Campeonato Espanhol, na quarta colocação, com seis pontos de vantagem para o quinto, Sevilla. No entanto, os Colchoneros têm algo ao qual se agarrar para confiar em um triunfo neste sábado. Antes do revés do Athletic para o Espanyol, apenas uma equipe havia conseguido vencer os bascos em seus domínios: justamente o Atlético, pela Copa do Rei. E é confiando que poderá repetir a façanha que os comandados de Diego Simeone retornam ao San Mamés. Real e Barça estão seguindo de perto e tudo indica que aproveitarão qualquer tropeço do Atleti.

Napoli x Juventus
Domingo, 15h45 (Fox Sports e RAI)

Dificilmente este jogo causará alguma mudança de projeção na tabela da Serie A, mas Napoli e Juventus certamente deverão fazer um jogo interessante no San Paolo. Os napolitanos estão na terceira colocação, com seis pontos a menos que a vice-líder Roma e um jogo a mais, portanto, um pouco longe da vaga direta para a Liga dos Campeões. Já a Juve está longe também dos giallorossi, mas à frente, no topo da tabela, com 14 pontos de vantagem e também um jogo a mais. Uma vitória do Napoli nesse confronto não deixaria a equipe em posição confortável para tomar o lugar da Roma, já que o time da capital pega o fraco Sassuolo. Muito menos complicaria a vida da Juventus, que permanece tranquila na liderança da competição. Ainda assim, esse inesperado resultado poderia aumentar muito o moral dos comandados de Rafa Benítez, sem falar no orgulho dentro da rivalidade entre o norte e o sul da Itália. Promessa de bom jogo em Nápoles.

Lyon x Saint-Étienne
Domingo, 16h (ESPN+)

O dono do título da Ligue 1 já parece estar bem definido. O Paris Saint-Germain mantém distância de dez pontos para o segundo colocado Monaco e não dá mostras de que possa diminuir seu nível de atuação na reta final. No entanto, ainda há muito em disputa, na própria parte de cima da tabela. O time monegasco também está bem consolidado na vice-liderança, mas a terceira e a quarta colocações deverão ser disputadas até o fim. Atualmente, o Lille é o terceiro, com 54 pontos, seguido de perto pelo Saint-Étienne, com 51. O Lyon aparece na quinta colocação, com 48 pontos, e neste domingo esses dois últimos se enfrentam no Estádio de Gerland. O jogo não é importante apenas para a tabela, afinal se trata do maior clássico regional francês, o Derby du Rhône. As circunstâncias nos permitem afirmar que com certeza os ânimos estarão à flor da pele.

O reencontro

Liverpool x Tottenham
Domingo, 12h (ESPN Brasil)

Luis Suárez Tottenham Goleada 169

O Liverpool certamente traz lembranças nada alegres ao Tottenham. No primeiro turno, os Reds não deram a mínima para o fato de serem visitantes no White Hart Lane e acabaram com os anfitriões com uma senhora goleada por 5 a 0 e um show do uruguaio Luis Suárez, autor de dois gols, um deles uma pintura, e duas assistências. A surra culminou na demissão do português André Villas-Boas, e Tim Sherwood assumiu. Considerando o fato de que o Liverpool está ainda melhor agora que estava naquela época, o interino terá uma desafio do tamanho do mundo ao tentar parar o concorrente ao título jogando no Anfield. Sim, é verdade que os Spurs também deram uma certa melhorada de lá para cá, mas as maiores probabilidades apontam para uma superioridade dos comandados de Brendan Rodgers.

O cara

Gareth Bale
Real Madrid x Rayo Vallecano
Sábado, 18h

Uma cena curiosa e até mesmo reveladora marcou a derrota do Real Madrid para o Sevilla na última rodada de La Liga. Durante o revés, os merengues tiveram uma cobrança de falta perigosa para cobrar, em posição central. Normalmente, o lado em que a bola está posicionado determina se Cristiano Ronaldo ou Gareth Bale, ambos grandes batedores, será o responsável pelo chute. Como não era o caso, os dois se posicionaram para a cobrança, ninguém recuou, e o galês acabou cobrando. Por cima do travessão, sem levar perigo. O lance claramente irritou o português, que ficou gesticulando indignado. Ele é o cara do Real Madrid e lhe pareceu insano que Bale tenha tomado para si a cobrança e ainda por cima errado, em uma partida que acabaria com derrota do Real. Contra o Rayo Vallecano, Gareth Bale precisa provar que é tão essencial quanto Cristiano e capacidade para isso ele tem. Não que alguém tenha dúvidas de sua qualidade, mas é questão de respeito dentro do vestiário, sabe?

O brasileiro

Alex Teixeira
Metalist Kharkiv x Shakhtar Donetsk
Domingo, 13h30

Alex Teixeira Shakhtar 1600

O Campeonato Ucraniano está com uma disputa interessante na ponta da tabela. O líder Shakhtar Donetsk tem 41 pontos e é seguido de perto por Dynamo Kiev, com 39, e Dnipro, com 38. Neste final de semana, o clube repleto  de brasileiros terá pela frente o Metalist Kharkiv, quarto colocado, com 34, e o confronto tem tudo para ser bastante equilibrado. No primeiro turno, jogando na Donbass Arena, o Shakhtar não passou de um empate com o Metalist. Agora, indo até Kharkiv para jogar, sabe que a dificuldade será maior. Um brasileiro, em especial, é esperança de gols e armação de jogadas para a equipe de Donetsk: Alex Teixeira. O ex-jogador do Vasco foi um dos destaques do time na campanha de fase de grupos da Liga dos Campeões, da qual foi eliminada, mas em que apresentou bom futebol. Naqueles seis jogos, Alex Teixeira marcou três gols e deu uma assistência para outro. Já no Ucranianão, são seis gols e três assistências em 19 partidas, número bom para alguém que joga atrás dos atacantes.

Passe longe

Benfica de Lubango x Benfica Luanda
Sábado, 11h30

Esse jogo do Campeonato Angolano não poderia ser mais inusitado. Não apenas a influência do Benfica português chama atenção. Além disso, é curioso como benfiquistas angolanos podem estar tanto muito felizes como muito frustrados, dependendo apenas da posição geográfica deles. Os encarnados de Luanda comemoram a liderança do Campeonato Angolano, enquanto os de Lubango lamentam a lanterna da competição. Tanto em comum e tanta diferença. No entanto, nada que seja suficiente para tornar desta partida algo que valha a pena ir à Internet, buscando um streaming. Mas que é interessante, é, convenhamos.