Spain Soccer Super Cup

[Roteiro] Atlético de Madrid e Barcelona fazem o primeiro jogaço de 2014

O clima no futebol brasileiro ainda é de início de ano. Na temporada europeia, porém, o momento é de alta rotação. Os times começam a esquentar seus motores para o sprint final das ligas nacionais, a grande maioria já passando de sua metade. E, neste final de semana, não há melhores exemplos disso do que Atlético de Madrid e Barcelona. Os gigantes espanhóis fazem aquele que é, até aqui, o jogo mais importante de 2014, valendo a liderança de La Liga ao final do primeiro turno. A melhor pedida de um final de semana que também conta com boas partidas em Portugal, na Itália e no Uruguai. Confira:

>>> Veja a programação de TV do final de semana

O jogão

Atlético de Madrid x Barcelona
Sábado, 17h (ESPN Brasil)

La Liga chega à última rodada do primeiro turno com uma decisão a se disputar. Em teoria, não há nada em disputa além do simbolismo da alcunha de ‘campeão de inverno’. No entanto, o duelo do Estádio Vicente Calderón valerá muito mais do que isso para os ânimos das duas equipes. O Barcelona soma 49 pontos em 18 rodadas, após Tata Martino registrar a melhor arrancada da história da Espanha. O mesmo número de pontos do Atlético de Madrid, em uma trajetória que surpreende até mesmo quando se considera o ótimo desempenho desde a chegada de Diego Simeone. Mais que a liderança isolada, o triunfo em Madri significará a supremacia contra um derrotado de campanha tão estupenda quanto a do próprio vencedor. Nesta temporada, os dois clubes já se enfrentaram duas vezes pela Supercopa da Espanha: dois empates que, por conta do gol fora de casa, premiaram o Barça com o título.

Dono do melhor ataque da Liga, o Barcelona se prepara ao jogo com algumas dúvidas sensíveis. Lionel Messi voltou de lesão com dois gols, mas Martino prefere ser cauteloso quanto à titularidade do craque. Da mesma maneira, com uma gastroenterite, Neymar também não é certeza no 11 inicial. Algo que, ao se analisar os números das últimas atuações, nem traz tanta preocupação, já que Pedro, Alexis Sánchez e Cesc Fàbregas também atravessam excelente fase. Opções necessárias contra um adversário bem encaixado e que tem se mostrado ‘casca grossa’ especialmente nos grandes jogos.

Para barrar o Barcelona, o Atlético conta com a melhor defesa do campeonato. Thibaut Courtois vem pegando tudo, como mostrou no jogo do meio de semana, contra o Valencia, pela Copa do Rei. O problema do setor é que não há certeza se Diego Godín fará dupla de zaga com Miranda, por conta de uma lesão muscular. Já do meio para frente, forças plenas aos colchoneros. Koke é a fonte criativa para a excelente dupla formada por David Villa e Diego Costa. O centroavante, aliás, vem de dois jogos consecutivos sem balançar as redes, o que não lhe acontecia desde setembro. Motivo para aumentar a fome de gols do vice-artilheiro da Liga, com 19 tentos, só um a menos que Cristiano Ronaldo.

O clássico

Benfica x Porto
Domingo, 14h (Sportv)

Portugal Soccer

Equilíbrio tem sido a palavra de ordem do Campeonato Português nos últimos tempos, ao menos no topo da tabela. E não é diferente nesta temporada. A Liga Sagres abre 2014 com três líderes: Benfica, Porto e Sporting ocupam o topo da tabela, todos com 33 pontos e apenas uma derrota sofrida até aqui. Um panorama que deve mudar neste final de semana, já que Benfica e Porto se encaram no Estádio da Luz. E os encarnados, além de buscarem uma grande homenagem ao ídolo Eusébio, também querem tirar o nó da garganta da última derrota para os rivais, que custou o título nacional em 2012/13.

Do lado do Benfica, a má notícia é a ausência do atacante Óscar Cardozo. O paraguaio está lesionado e foi descartado pelo técnico Jorge Jesus. Sem ele, as responsabilidades aumentam sobre o brasileiro Lima, artilheiro do time no Portuguesão, com sete gols. Pior ainda quando se tem a defesa menos vazada do campeonato pela frente, com nove gols sofridos. Já no ataque, as esperanças dos portistas em conquistar os três pontos na casa dos arqui-inimigos é Jackson Martínez. O colombiano segue como principal figura do time, com 12 gols em 14 jogos – e nenhum de seus companheiros possui mais de dois gols na liga.

Fique de olho também

Cagliari x Juventus
Domingo, 12h

A Juventus vive fase iluminada na Serie A. São oito pontos de vantagem na liderança e uma sequência de dez vitórias, emendada desde o dia 27 de outubro. As chances de ampliar a série são grandes neste final de semana, quando a Velha Senhora encara o Cagliari, 12º colocado. Ainda assim, é bom que os bianconeri não deem bobeira como no último encontro, ainda pela temporada 2012/13, quando ficaram no empate de 1 a 1 contra o mesmo adversário em Turim. Como trunfo desta vez, o time conta com o ótimo entrosamento de Carlos Tevez e Fernando Llorente, responsáveis por 16 dos 42 gols do time na competição.

Newcastle x Manchester City
Domingo, 12h (Fox Sports)

Britain Soccer League Cup

A virada de ano não foi boa para o Newcastle. Time mais embalado da Premier League semanas atrás, os alvinegros haviam vencido sete de seus nove jogos até a rodada do Boxing Day. Depois disso, perderam seus três últimos compromissos, dois deles pela liga. Ainda assim, é um time para ser respeitado, especialmente pelo bom aproveitamento no St. James Park. E, embora tenha evoluído neste aspecto, o Manchester City costuma ter dificuldades longe de seus domínios. Um entrave que, se a equipe de Manuel Pellegrini superar, a deixará na liderança da tabela, já que o Arsenal só entrará em campo no domingo. Sem Sergio Agüero, que voltou aos treinos nesta semana, os Citizens contam com a fase inspirada de Álvaro Negredo. No primeiro turno, um vareio do City: goleada por 4 a 0 no Estádio Etihad.

Nacional x Peñarol
Sábado, 22h30

O jogo vale apenas por um torneio de verão. Mas não é por isso que deixa de ser um dérbi entre Nacional e Peñarol. A rivalidade das torcidas permanece intacta, o que deve garantir uma festa imensa nas arquibancadas do Estádio Centenário, mas também pode gerar algumas confusões. No último encontro, válido pelo Campeonato Uruguaio, a partida precisou ser interrompida por conta de um quebra-quebra entre torcedores aurinegros. Pelo menos os carboneros riram por último, com a vitória por 3 a 2. Mesmo sendo um amistoso, os dois times deverão enviar a campo seus principais jogadores, sendo que Álvaro Recoba e Juan Castillo são as principais ausências da noite.

Vale uma zapeada

Villarreal x Real Sociedad
Segunda-feira, 19h (ESPN+)

Se você acha que, tirando os três primeiros, La Liga não tem a mínima graça, este é o jogo para mudar de opinião. Villarreal e Real Sociedad são duas das equipes mais atrativas do torneio, desempenhando um futebol ofensivo e brigando pela quarta vaga na Liga dos Campeões. E a batalha em El Madrigal serve justamente para definir o quinto colocado na tabela – ou mesmo o quarto, caso o Athletic Bilbao tropece contra o Almería no sábado. Entre os destaques individuais, dois mexicanos que nunca foram tudo que prometeram, mas vêm jogando muito bem na Península Ibérica: Carlos Vela e Giovani dos Santos. Também vale prestar atenção nos dois artilheiros das equipes, Antoine Griezmann e Ikechukwu Uche.

O reencontro

Manchester United x Swansea
Sábado, 15h30 (Fox Sports)

Não faz nem uma semana que Manchester United e Swansea se enfrentaram em Old Trafford. E o embate é de péssimas lembranças para os Red Devils, que perderam pela primeira vez para os galeses e acabaram eliminados da Copa da Inglaterra. David Moyes sofreu mais um revés depois disso e vem cada vez mais pressionado, somando três derrotas em 2014. E desta vez nem terá Wayne Rooney e Robin van Persie para salvar seu time, ambos lesionados. Na sétima colocação da Premier League, o United precisa iniciar uma reação o quanto antes para chegar ao Top Four, do qual está a cinco pontos de distância. Já os Swans aparecem no meio da tabela e precisam embalar para fugir da degola, sem vencer pela liga há mais de um mês.

O cara

Edinson Cavani
Ajaccio x Paris Saint-Germain
Sábado, 14h (Sportv)

France Soccer Champions League

Foi contra o Ajaccio que Edinson Cavani marcou seu primeiro gol com a camisa do Paris Saint-Germain. Mas engana-se quem pensa que o rival da Córsega traz boas lembranças à torcida parisiense. O jogo do primeiro turno foi um martírio para os líderes da Ligue 1, que finalizaram 35 vezes e acabaram empatando por 1 a 1 contra o adversário que deu um mísero chute a gol. Desta vez, Cavani deve estar mais atento com os predicados do goleiro Guillermo Ochoa e tentará compensar a frustração do primeiro encontro, mesmo desta vez jogando fora de casa. O uruguaio é o vice-artilheiro do Francesão, com 12 gols, três a menos que Zlatan Ibrahimovic.

O brasileiro

Rafael
Napoli x Verona
Domingo, 12h

Se fosse para destacar algum jogador brasileiro do Verona, em grande campanha na Serie A, Jorginho e Rômulo seriam os favoritos. Porém, nenhum deles será tão exigido quanto o goleiro Rafael neste final de semana. O arqueiro terá parada duríssima pela frente, ao encarar o ataque do Napoli, o segundo mais positivo desta Serie A. Quarto na lista de artilheiros da liga, Gonzalo Higuaín vem em boa sequência, com cinco gols nas últimas seis partidas. E o duelo ainda é importante para a parte de cima da tabela, com os dois clubes ocupando a zona de classificação para as copas europeias.

Passe longe

Mali x Nigéria
Sábado, 17h

Não, a Copa Africana de Nações não está sendo disputada em 2014. O ano é do Campeonato Africano de Nações. Entenda: o nome muda pouco, a estrutura também, mas o torneio é dedicado apenas aos jogadores que defendem clubes dos continentes. Assim, esqueça as grandes estrelas. A chance é para quem faz sucesso pelos Mazembes da vida. Campeã da CAN de verdade, a Nigéria faz sua estreia sem nem mesmo os jogadores locais que conquistaram o continente no ano anterior. Assim, fica fácil para República Democrática do Congo e Tunísia tentarem o bicampeonato.