A temporada europeia vem chegando ao fim, os campeonatos nacionais na América do Sul estão entrando na reta decisiva – exceto o Brasil, que tem o Brasileiro começando neste fim de semana – e a hora é de decisões. Na Espanha, o Barcelona tenta se recuperar e se manter na briga – o Real Madrid não joga, teve seu jogo adiado e poderá se concentrar no jogo do meio da semana pela Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique. Na Alemanha, o título é dos bávaros, que só pensam na Liga dos Campeões, mas a briga de times tradicionais contra o rebaixamento chama a atenção, assim como a luta por vaga em competições europeias. No Inglês, é hora da onça beber água, com Liverpool, Manchester City e Chelsea jogando contra adversários, em tese, fracos, para continuar na briga pela taça. Confira os destaques do fim de semana de futebol no exterior:

>>>> Confira a programação de TV

O clássico

Besiktas x Fenerbahçe
Domingo, 13h00 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

Um clássico de Istambul e que vale também pelo Campeonato Turco. O Fener é líder com 66 pontos, o Besiktas é o segundo com 54 e luta para não deixar o rival levantar a taça, ou, ao menos, não tão cedo. Será uma briga dura, já que o Fener tem Emanuel Emenike em boa fase, com 12 gols na liga. O artilheiro do Besiktas é o português Hugo Almeida, com os mesmos 12 gols, e será importante para tentar uma vitória em casa neste domingo. Como todo clássico turco, deve ter a temperatura alta.

O cara

Frank de Boer
Heracles x Ajax
Domingo, 09h30

Um ponto basta para que o Ajax do técnico Frank de Boer seja campeão holandês mais uma vez. São seis pontos de vantagem para o rival Feyenoord, que joga conta o Cambuur. Como restam apenas seis pontos em disputa, o time de Amsterdã está com faca e queijo na mão para levantar o tetra. Um dos destaques do time é Joël Veltman, zagueiro do time. Vale olhar também Lasse Schöne, mais um dinamarquês que está se destacando no futebol holandês. O Ajax não é mais a potência europeia que já foi um dia, mas um dos motivos para se manter um time forte ao menos no cenário nacional é justamente o técnico, que pode levantar a sua quarta taça consecutiva na Eredivisie.

Fique de olho

Norwich x Liverpool
Domingo, 8h00 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

Gerrard comanda o Liverpool e tem sido um dos destaques do campeonato (Foto: AP)

Gerrard comanda o Liverpool e tem sido um dos destaques do campeonato (Foto: AP)

O líder do Campeonato Inglês está embalado. São oito vitórias consecutivas e se o time continuar nessa toada, levantará o caneco que não vem desde 1990. Não há dúvidas sobre a força do Liverpool e o Norwich não parece ser um adversário à altura, mas futebol é um jogo que se ganha em campo. Por isso, o capitão Gerrard já alertou que o time tem que entrar do mesmo jeito. Vale dizer também que o Liverpool é o time com o futebol mais bonito da liga inglesa até aqui. Com Luis Suárez e Daniel Sturridge com muitos gols, Gerrard em ótima fase e Sterling jogando muita bola, tem tudo para ser mais uma bela exibição do time do técnico Brendan Rodgers. É preciso, então, jogar, convencer, fazer os gols e garantir mais uma rodada na liderança – e menos uma na espera pelo título.

Rosario Central x Estudiantes
Sábado, 17h10

O Estudiantes é o líder do Torneo Final com 25 pontos, empatado com o Colón, e tem o difícil desafio de jogar com o Rosario Central em Rosario. O jogo deve ser muito duro, mas Guido Carrillo, artilheiro do Estudiantes com sete gols, deve ser a arma do time para chegar à sétima vitória no torneio. O Colón terá o Belgrano pela frente nessa disputa pela ponta. Restam cinco jogos para o final do campeonato.

Manchester City x West Bromwich
Segunda, 16h00 (Fox Sports)

O Manchester City entra em campo sabendo que não pode mais bobear. Antes a equipe tinha dois jogos a menos e parecia que seria o maior concorrente do Liverpool na briga pelo título. O empate complicou a situação. Agora, a seis pontos do líder, o Manchester City tem pela frente o 16º colocado. Precisa atropelar, como já fez outras vezes, para se manter na briga. Até porque na próxima rodada Chelsea e Liverpool se enfrentam e tirarão pontos um do outro.

Hamburg x Wolfsburg
Sábado, 13h30 (ESPN+, Watch ESPN e Terra)

O Hamburg, mandante da partida, é o 16º colocado, o que levaria a disputar a repescagem contra o rebaixamento. O Wolfsburg, ao contrário, está bem posicionado, em quinto lugar, um ponto atrás do Bayer Leverkusen e brigando por uma vaga na Liga dos Campeões. Um jogo com elementos de dramaticidade entre um dos mais tradicionais clubes alemães, o Hamburg, contra um time que vem fazendo ótima temporada, o Wolsburg.

Stuttgart x Schalke 04
Domingo, 12h30 (ESPN e Watch ESPN)

O Stuttgart vive péssima temporada. Em 15º, o time briga contra o rebaixamento e só tem um ponto de vantagem para o Hamburg, 16º. Já o Schalke está em uma posição muito melhor: é o terceiro, com 58 pontos, três a menos que o Borussia Dortmund, que é o segundo. O jogo é mais um que envolve as características de um time brigando lá em cima e outro lá embaixo, mas ambos com camisas tradicionais e pesadas no futebol alemão. Para ficar de olho.

O jogão

Barcelona x Athletic Bilbao
Domingo, 16h00 (Sports+)

O técnico Tata Martino e o meia Xavi: o Barcelona precisa voltar a render (Foto: AP)

O técnico Tata Martino e o meia Xavi: o Barcelona precisa voltar a render (Foto: AP)

Esses dois times estão entre os mais tradicionais da Espanha, embora nas últimas décadas tenham ficado em patamares diferentes. O que veremos nesse domingo é um encontro de dois times em momentos bastante diferentes. Se o Athletic Bilbao vem em um bom momento e é o favorito a terminar com a quarta vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, o Barcelona vive um momento ruim.

Depois das eliminações na Liga dos Campeões e na Copa do Rei, é hora de voltar os olhos para o Campeonato Espanhol. O Barcelona não não poderá contar com Neymar e nem Jordi Alba no time no jogo contra os Bascos. Aliás, um jogo difícil. O Athletic está em quarto lugar na tabela, lutando por uma das quatro vagas para a Liga dos Campeões. Será que Lionel Messi e os companheiros de Barça conseguem reverter a tendência de baixa que parece atingir o time? Os bascos têm um bom time e que não deve facilitar. Veremos neste domingo.

Vale uma zapeada

Milan x Livorno
Sábado, 10h00 (Fox Sports)

O Milan vive pela primeira vez na temporada vem de quatro vitórias consecutivas. O crédito precisa ser dado a Clarence Seedorf, técnico que assumiu o time no começo do ano. O Milan luta para chegar à Liga Europa, o máximo que será possível  para o clube nesta temporada. Com 48 pontos, o time está de olho no quinto lugar, posto ocupado pela rival Internazionale, que tem 53 pontos. Vencer o Livorno, que é 18º colocado, jogando em casa, será fundamental para manter a boa fase e o sonho de uma vaga em competição europeia. Será que o Milan de Seedorf ainda consegue essa recuperação para salvar a temporada?

O reencontro

Everton x Manchester United
Domingo, 12h10 (Fox Sports)

David Moyes se tornou ídolo no Everton, mas a sua saída do comando da equipe depois de 10 anos sequer foi sentida. Os torcedores estão eufóricos com a boa campanha dos Toffees na Premier League sob o comando do espanhol Roberto Martínez e ocupa a quinta posição, com 66 pontos, um a menos que o quarto colocado, Arsenal. Com Lukaku em boa fase e um time que apresenta um ótimo futebol, o Everton é um time difícil de ser batido no seu estádio.

No primeiro turno, o reencontro entre o técnico e o ex-time acabou em uma vitória do Everton por 1 a 0 em pleno Old Trafford. Desta vez, o Manchester United está em uma fase melhor e tem Juan Mata. Será a primeira vez que Moyes comandará um clube no estádio Goodison Park, sua casa nas 10 temporadas anteriores.

O brasileiro

Willian
Chelsea x Sunderland
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)

O brasileiro tem se destacado no Chelsea e deve atuar, ao menos alguns minutos, no jogo contra o Sunderland. O Chelsea não pode deixar os pontos escaparem já que a disputa pelo título está acirrada com o Manchester City e especialmente o Liverpool. O meia brasileiro torna-se uma opção ainda mais importante já que Eden Hazard não deve estar em campo, machucado. Com dois pontos a menos que o Liverpool, será fundamental vencer para chegar ao jogo contra o Liverpool em Anfield, na próxima rodada, sem estar muito atrás.

Passe longe

Levante x Getafe
Sábado, 13h00 (Sports+)

Confronto de dois times em ótima fase, só que não. Nos últimos seis jogos, o Levante tem quatro derrotas, um empate e uma vitória. O Getafe tem o mesmo retrospecto. O Levante, time de Valencia, está em uma boa posição, confortável em 10º na tabela. O Getafe não. Em 18º, o time está na zona do rebaixamento. Deve ser um jogo excelente para quem quiser dormir após o almoço do sábado de aleluia.